O município de São Mateus do Sul recebeu 800 doses da vacina contra a dengue, destinadas a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) e tem como objetivo reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos causados pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre cada aplicação.
A vacina utilizada no Brasil é considerada segura e passou por estudos clínicos que comprovaram sua eficácia. Entre as reações mais comuns estão dor no local da aplicação, febre baixa, dor de cabeça e mal-estar, geralmente leves e temporários.
A vacinação estará disponível a partir desta quarta-feira (04) no Centro de Saúde e na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Palmeirinha. Na primeira quarta-feira do mês, a ESF contará com horário estendido até às 19h.
No sábado (07), o Centro de Saúde também estará aberto para vacinação, das 13h às 17h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as salas de vacina do Ambulatório Central, Bom Jesus, Americana, Vargem Grande e Fluviópolis passarão a receber as doses a partir da próxima semana, ampliando o acesso da população ao imunizante.
A Secretaria orienta que pais ou responsáveis levem documento da criança ou adolescente e a carteira de vacinação. Mesmo com a vacina, é reforçada a importância de manter os cuidados preventivos, como eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, utilizar repelente e manter caixas d’água e recipientes bem fechados.
A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção contra a dengue e contribui para a proteção individual e coletiva da população.