Desde quando iniciou a trajetória para buscar por esses recursos, o então deputado estadual Emerson Bacil teve apoio do deputado federal Felipe Francischini em diversas tratativas, especialmente em Brasília e com a direção da Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Governo do Paraná recebeu 87 milhões de reais e vai receber parcelas mensais durante 60 meses.
Nesta semana, Francischini encaminhou um pedido de reuniões para o governador Carlos Massa Ratinho Junior em São Mateus do Sul e região. “O objetivo é discutir com prefeitos, autoridades e sociedade civil organizada a aplicação dos recursos recebidos pelo Estado do Paraná. O Bacil teve a sinalização do governador Ratinho Junior do investimento, em caso de acordo, na região”, explica o deputado federal.
Ao iniciar essas tratativas, desde a agenda na sede da Petrobras em 2019, o então deputado estadual Emerson Bacil teve dito pelo próprio governador de que ‘chegando a um acordo, a região seria o foco do investimento dos valores a serem pagos em royalties.’ Na semana passada entrou o depósito da primeira parcela nas contas da prefeitura de São Mateus do Sul e do Governo do Paraná.
Além dos mais de 24 milhões e 500 mil depositado ao município, coube ao Estado outros quase 87 milhões de reais. O objetivo de Bacil, que foi o articulador das tratativas que levaram ao acordo para a Petrobras negociar com a ANP e pagar os valores, é da aplicação do dinheiro em projetos são-mateuenses e regionais. “Queremos, e temos isso sinalizado de Ratinho Junior”, frisa.
Os valores depositados representam a 1ª parcela com o restante pago em parcelas mensais por 60 meses. Aproximadamente R$ 5,7 milhões por mês, cabendo 20% ao caixa da Prefeitura e 70% para o Estado. “Para o Governo do Paraná serão quase R$ 4 milhões, todo mês, por cinco anos. Com o deputado Francischini vamos discutir o bom uso, e na região, desse dinheiro com Ratinho Junior”, destaca Bacil.
Da Redação