Uma menina, de 1 ano e 3 meses, morreu após ser encontrada com a cabeça submersa em um balde com água dentro de casa, na noite deste domingo (28), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma equipe se deslocava pela rodovia PR-092, no sentido Curitiba–Almirante Tamandaré, quando se deparou com um carro em alta velocidade. Durante a abordagem, os policiais identificaram que a família seguia em direção à UPA de Almirante Tamandaré para socorrer a criança.
Os policiais iniciaram os primeiros socorros, com a manobra de Heimlich, e acompanharam o deslocamento até a unidade de saúde. A menina chegou com vida à UPA, foi entubada e passou por outros procedimentos médicos, mas morreu pouco depois.
À equipe policial, a família relatou que havia um balde com água dentro da casa e que a criança foi encontrada com a cabeça submersa. A mãe retirou a menina do recipiente e tentou reanimá-la, mas não conseguiu.
A Delegacia de Almirante Tamandaré foi informada sobre a ocorrência e deverá investigar a morte da menina. A Banda B procurou a Polícia Civil para obter informações sobre o inquérito e aguarda retorno.
A identidade da criança não foi divulgada.
O que diz a Secretaria da Saúde
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré lamentou a morte da criança e informou que ela faleceu em decorrência de afogamento. Além disso, a bebê foi levada para a UPA já em parada cardiorrespiratória.
“A equipe médica de plantão realizou imediatamente os protocolos de emergência, incluindo manobras de reanimação, mas, diante da gravidade do quadro, o óbito foi constatado na unidade”, diz trecho do comunicado.
Segundo a pasta, relatos indicam que a criança permaneceu sozinha no banheiro, sendo encontrada imersa em um balde com água. Após a constatação da morte, o corpo da menina foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).
“A SMS se solidariza com a família e reforça a importância da prevenção de acidentes domésticos, reiterando seu compromisso com a transparência e a proteção da vida”, disse a secretaria.
Fonte: Banda B