Há dois anos e cinco meses (30 de julho de 2020), a empresa Expresso Princesa dos Campos anunciou, por meio de suas redes sociais, novos horários da linha São João do Triunfo x Ponta Grossa, que, segundo o anúncio, voltaria a funcionar a partir do dia 03 de agosto com os horários de 07h30 e 16h30. Em julho de 2020, o país já estava em lockdown, ou seja, a decisão de ter rompido o funcionamento das linhas correspondia a tentativa de reduzir e minimizar a circulação de pessoas.
Por conta das campanhas de vacinação contra a Covid-19, a severidade da pandemia decaiu e, com isso, muitos serviços se normalizaram. Porém, não foi isso que os moradores de São João do Triunfo e São Mateus do Sul vivenciaram no quesito transporte.
Hoje, a empresa Princesa dos Campos opera com apenas um horário saindo de São João do Triunfo para Ponta Grossa: às 07 horas de segunda a sábado, cuja tarifa de passagem é de R$39,76 reais. O ônibus retorna de Ponta Grossa às 14h com sentido a São João do Triunfo também de segunda a sábado.
Há muitos universitários triunfenses e são-mateuenses que residem em Ponta Grossa e que utilizam a linha para conseguir visitar suas famílias aos fins de semana. Porém, além de ter um único horário disponível, que é às 07h00, o ônibus não opera no domingo, o qual é um dia crucial para tais estudantes.
Para além dessa parcela de pessoas, há muitas que utilizam a linha para realizar seus afazeres, como consultas, exames, questões burocráticas, visitas, passeios, compras, entre outros, em Ponta Grossa, mas que, agora, não o fazem pela falta de frota.
Diante desse cenário vivido, sobretudo pelos universitários, a equipe de jornalismo da Rádio e Portal Cultura Sul FM recebeu várias reclamações dessas pessoas acerca da falta de frota e de diversificação de horário na linha rodoviária Ponta Grossa x São João do Triunfo e entrou em contato com a empresa.
Posição da empresa
Em entrevista para o Portal Cultura Sul FM, o responsável do setor comercial da Expresso Princesa dos Campos de Ponta Grossa, Edgar Taborda Prestes, indicou que, durante a pandemia, houve uma solicitação de redução de 40% dos custos, cujo corte afetou principalmente as linhas do interior, como a de SJT x PG.
Além disso, segundo Edgar, a linha SJT x PG não “se pagava”, já que o número de passageiros era baixo e o custo do diesel alto. Desta forma, a empresa não via lucratividade em manter diversos horários operando.
Ainda em entrevista ao Portal, Edgar mencionou que a quantidade mínima necessária para se manter uma linha em funcionamento é, em média, 25 poltronas preenchidas por viagem.
O responsável comentou que a empresa já aplicou projetos pilotos em outros municípios envolvendo micro-ônibus e que pode ser uma ideia futura implementar esse tipo de transporte na linha SJT x PG. Entretanto, Edgar afirmou que, até o momento dessa reportagem, não há nenhum novo projeto ou mudança em andamento para a região triunfense.
Prestes conta também que a população, sobretudo do interior, sente falta da linha “Metropolitano” e “Metropolitano VIP”, cujo projeto operou por mais de dois anos e foi extinto pela diretoria da empresa.
Visitar a família, por exemplo, é essencial para a manutenção da qualidade de vida. Assim, pensando no bem-estar da população triunfense e são-mateuense que necessita desse serviço, a redação do Portal Cultura Sul FM propôs para a Expresso Princesa dos Campos que fosse realizado um cadastro de pessoas interessadas em novos horários para a linha rodoviária SJT x PG, a fim de que fosse estudado uma mudança.
Portanto, se você é um desses usuários, nos próximos dias o Portal Cultura Sul FM disponibilizará um link para a manifestação de seu interesse. Todos os dados serão fornecidos a Princesa dos Campos, a qual ficará responsável por avaliar e apresentar melhorias para a população triunfense e são-mateuense.
Da Redação do Portal Cultura Sul FM.