O time brasileiro teve a chance de levantar sua única taça neste ano, por ter deixado de lado o campeonato brasileiro e eliminado na semifinal da Copa do Brasil. O jogo começou com o time equatoriano melhor e aos 12 minutos do 1º tempo, Diego Costa falhou no corte, a bola ficou com Favarelli que acionou Lautaro Díaz. O jogador que era dúvida e é considerado o destaque do Independiente Del Valle abriu o placar.
O São Paulo se mostrou perdido em campo nesse período, mas na partida final única em Córdoba na Argentina quase empatou aos 16. A chance foi de Calleri e o chute saiu fraco após passe de Luciano e o goleiro Moisés Ramírez defendeu. Logo em seguida, o time equatoriano quase fez o segundo, aos 18, quando Sornoza acertou a trave de Diego Alves. Depois disso, o Tricolor tentou várias vezes, sem muita efetividade.
O São Paulo voltou melhor para o segundo tempo e perdeu algumas chances. E o Independiente Del Valle chegou ao segundo com certa facilidade. Lançamento nas costas da zaga encontrou Sornoza, que tocou para Diaz. O autor do 1º gol deu assistência para Favarelli. O meia, destaque, pela articulação do time equatoriano, guardou o dele e decretou o 2º título da sua equipe na competição.
Depois disso o time brasileiro não esboçou reação suficiente para sequer diminuir o placar. Apenas teve dois expulsos, Calleri levou o 2º amarelo e Diego Alves vermelho direto numa disputa pelo alto em que acertou o adversário. Premiado, o Independiente Del Valle com seu projeto esportivo originário em suas categorias de base no Equador levou o título.
Da redação com informações e imagem da Conmebol