Destaque

Colégio Estadual Duque de Caxias vence concurso de robótica na etapa estadual, conheça o robô

29 de setembro de 2022 - Atualizado há 5 meses atrás
6 minutos de leitura

Por Redação 97

Colégio Estadual Duque de Caxias vence concurso de robótica na etapa estadual, conheça o robô

Google Maps

Nesta última terça-feira, 27 de setembro, o Colégio Estadual Duque de Caxias recebeu o resultado da fase estadual do concurso de robótica promovido pela Secretaria da Educação e do Esporte (Seed-PR) e pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR).

O colégio, que também venceu a etapa regional, a qual compreende todos os municípios pertencentes ao núcleo de União da Vitória, ganhou na etapa estadual com um robô construído para auxiliar no treinamento de atletas de alto rendimento que praticam tênis de mesa.

Oficina de Robótica

O Colégio Duque de Caxias possui aulas semanais de robótica, as quais são ofertadas pela Seed-PR, que funcionam no contraturno escolar e abrangem diversas áreas do conhecimento, como eletrônica, mecânica, circuitos elétricos, programação e tecnologia em geral, sendo, portanto, um trabalho multidisciplinar, sobretudo com as disciplinas de física e química.

No projeto vencedor, há 6 pessoas diretamente envolvidas, como por exemplo os desenvolvedores Eduardo Chadai Wolf, Emmanuel Okonoski Ribeiro de Lima, Guilherme Milléo e João Victor Waçosnik Dubiel. Contudo, há mais de 30 pessoas que atuam no projeto de robótica.

Os desafios para a criação do robô

Segundo o diretor do colégio, Felipe Domingos de Lima Chico, o robô foi desenvolvido para aprimorar o treinamento dos esportistas de alto nível de tênis de mesa da mesma instituição, já que há uma dificuldade de encontrar parceiros de treino adequados.

Além disso, outra dificuldade é o alto custo de uma máquina com esse fim, cujos valores se aproximam dos R$ 3 mil reais. Dessa forma, esses desafios possibilitaram a chance desses alunos e professores desenvolverem um equipamento que desempenhasse a mesma função de forma eficaz. E eles conseguiram.

De acordo com o diretor Felipe Chico, o grupo construiu o robô com recicláveis e gastou cerca de R$ 290 reais apenas, ou seja, uma redução de mais de 90% de custos.

Competição

Em entrevista para o Portal Cultura Sul FM, o diretor informou que o grupo de robótica participou do concurso Agrinho, realizado pela FAEP/SENAR. Esse concurso, direcionado para escolas públicas e particulares, promoveu competições nas áreas de: redação, desenho, experiência pedagógica e robótica, sendo o último o que a escola saiu vencedora. Com a vitória na fase regional e estadual, tanto o professor Guilherme Milléo quanto o aluno Emmanuel Okonoski Ribeiro de Lima receberão um smartphone na cerimônia de premiação que acontecerá dia 07 de novembro em Curitiba.

Próximos passos da oficina de robótica

De acordo com o professor Felipe Chico, a equipe pretende produzir o mesmo robô, mas com alguns ajustes de programação observados nos treinos dos atletas, além de uma mudança estrutural, já que ele foi construído a partir de materiais recicláveis.

Sabendo que o projeto opera no contraturno escolar e que apenas os alunos da tarde participam, outro desejo da equipe diretiva do colégio é implementar a oficina de robótica no turno da tarde para que os alunos da manhã também possam participar.

Educação e tecnologia

Felipe Chico afirma estar muito feliz com o resultado da equipe já no primeiro ano de projeto. Para ele, esse grupo de robótica trabalha com dois pilares do ser humano: o esporte e a tecnologia. Sobre o primeiro, o diretor aponta como o equipamento foi eficaz para os treinos, já que os atletas de alto rendimento estão demonstrando resultados positivos em competições e treinamentos de tênis de mesa. Já a segunda, a tecnologia, garante a experiência de colocar em prática os conhecimentos de física e química de forma condensada.

Por fim, o professor Felipe declara estar bastante otimista com o projeto para os próximos anos, incluindo trabalhos de desenvolvimento tecnológico e start-ups.

Confira algumas imagens e vídeo cedidos pelo diretor para o Portal Cultura Sul FM.

Foto: Arquivo de Felipe Domingos de Lima Chico

Redação do Portal Cultura Sul FM com informações de Felipe Chico.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais