Portal Cultura Sul FM

Política

Vereadora de General Carneiro é cassada do cargo por decoro parlamentar

13 de novembro de 2025 - Atualizado 1 hora atrás
3 minutos de leitura

Por P97

Vereadora de General Carneiro é cassada do cargo por decoro parlamentar

A vereadora Ana Claudia Pereira da Silva Ribeiro da cidade de General Carneiro foi cassada do cargo após sessão de julgamento realizada na noite desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Vereadores. A sessão que teve início por volta das 19h30 se estendeu até às 22h20, momento em que ocorreu a votação.

A vereadora foi denunciada por quebra de decoro parlamentar após ter sido presa em agosto deste ano em uma operação policial denominada “Dominó” que teve como foco desarticular uma quadrilha com atuação no saque de carga na região de General Carneiro.

Na ocasião, Ana Claudia foi conduzida para a delegacia juntamente com seu marido, o empresário e ex-vereador Osmar Ribeiro, o qual segundo divulgado pela Polícia na época, foi apontado como epicentro de uma organização criminosa especializada no saque e roubo de carga.

No dia da operação, vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos resultando na localização de diversos materiais ilícitos como produtos oriundos de saque de carga, produtos oriundos de furto, além de drogas e diversas armas de fogo e munições.

As buscas também resultaram na apreensão de uma arma da Polícia Rodoviária Federal. A vereadora negou seu envolvimento, afirmando que não sabia sobre o envolvimento de seu marido nos casos investigados pela Polícia.

A vereadora foi cassada do cargo durante sessão de julgamento. Ela recebeu 7 votos favoráveis ao seu afastamento. Conforme a lei, para que fosse cassada era necessário dois terços dos votos dos vereadores.

A sessão de julgamento aconteceu após a Câmara de Vereadores acatar a denúncia do Partido Liberal – PL no dia 25 de agosto. Foi instaurado o processo político disciplinar e formado a comissão processante pelos vereadores Luiz Otávio Gaiovicz (presidente), Everton Daniel Nathel (relator) e Natalício Martins (membro).

No decorrer dos últimos três meses, a comissão analisou o caso da vereadora e apurou se ela descumpriu os princípios éticos e normas de conduta que os parlamentares devem seguir durante o exercício do seu mandato, seguindo o rito estabelecido pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara, assegurando a vereadora o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

Com a conclusão da fase de instauração, foi emitido um parecer e apresentado nesta sessão de julgamento. Na oportunidade, os vereadores puderam se manifestar, assim como a vereadora teve o direito de se defender. Por fim, o processo foi para votação.

Com o afastamento da vereadora Ana Claudia, acontece a imediata convocação de seu suplente legal.

Ana Claudia Pereira da Silva Ribeiro, nasceu em 1989 em General Carneiro e atualmente tem 36 anos de idade. Casada com o empresário e ex-vereador, Osmar Ribeiro, são duas figuras de grande destaque no bairro São João, onde possuem comércio. Ana se candidatou pela primeira vez em 2020, mas não foi eleita. Em 2024, concorreu novamente e, desta vez, foi eleita com 336 votos pelo partido PP.

Fonte: Canal4tv

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais