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Utilidade pública: como evitar “golpe do chip” e consultar se seu CPF está sendo usado em outro celular

9 de agosto de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura

Por Redação 97

Utilidade pública: como evitar “golpe do chip” e consultar se seu CPF está sendo usado em outro celular

Foto: Freepik.

Os usuários podem se prevenir de golpes ao consultar se seus CPFs estão vinculados a linhas de celular de terceiros sem o seu conhecimento. Esse cadastro, não autorizado pelos clientes, têm sido um dos artifícios usados por golpistas sobretudo em linhas pré-pagas, cuja abertura é feita somente com um breve cadastro e aquisição de um chip.

Como uma das medidas para prevenir esse tipo de ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e algumas das principais operadoras do Brasil mantêm uma base de dados online em que cidadãos podem verificar se seu CPF está ativo em alguma operadora sem autorização.

O Projeto Cadastro Pré-Pago, que existe desde 2020, disponibiliza um site em que clientes podem checar em quais operadoras há uma linha ativa com certo CPF. As operadoras participantes são Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, com apoio da Anatel.

Como verificar se CPF está vinculado a uma linha de celular

  • Acesse o site do programa Cadastro Pré-Pago: https://cadastropre.com.br/
  • Digite seu CPF e clique em “Consultar”;
  • Prossiga com as etapas de confirmação;
  • Se houver um CPF com linha ativa, a ocorrência será informada na tela;
  • Os dados são atualizados a cada 30 dias e novas verificações são recomendadas pelas operadoras;
  • Somente linhas pré-pagas aparecem na plataforma. Linhas pós-pagas não estão inclusas.

Linha deve ser cancelada

Se um cliente identificar seu CPF sendo usado em uma operadora sem seu conhecimento, pode entrar em contato com a operadora para cancelamento.

Dados de 2020 divulgados pela Anatel na época do lançamento do sistema apontavam que havia no Brasil cerca de 135 milhões de celulares pré-pago (destes, eram três acessos com inconsistências a cada mil cadastros).

Segundo a Anatel, o pedido de cancelamento do consumidor deve ser atendido em até 24 horas e em até 48 horas caso o atendimento seja feito em um portal automático ou sem intervenção humana.

De posse de um CPF e com uma linha de celular ativa, criminosos podem obter senhas, abrir conta em certos bancos e carteiras e chegar a outros acessos sigilosos via confirmação de SMS, além de eventuais usos irregulares de uma linha laranja, com CPF de terceiros.

O objetivo do setor é que as bases cadastrais permaneçam atualizadas. A solução via Projeto Cadastro Pré-Pago foi apresentada pelas empresas à Anatel no Plano de Ação Setorial e o programa começou a ser pensado em 2019.

Portal 97 com informações Metrópoles

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