Na madrugada desta quinta-feira (3), por volta das 4h, um tremor foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira em Parauapebas e áreas próximas ao estado do Pará. O evento foi analisado pelo Observatório Nacional e pelo Centro de Sismologia da USP.
O abalo sísmico foi de magnitude 4.3 na Escala Richter, que vai até 10 pontos. O indicador mensura que o tremor nesses casos é perceptível, mas com baixa possibilidade de danos graves.
Os tremores foram sentidos pelos moradores de Parauapebas. Abalo sísmico é um termo que pode ser usado para descrever terremotos de baixa intensidade.
Apesar de moderado, o tremor é considerado o maior na história desde de quando os sismos começaram a serem examinados, em 1900.
Este é o quarto abalo no estado do Pará neste ano, de acordo com o Observatório. O primeiro de 2025 ocorreu também em Parauapebas, no dia 9 de janeiro, e teve magnitude 2.8.
O segundo foi registrado em Novo Repartimento, em 17 de janeiro, com magnitude 2.3 e o terceiro tremor ocorreu em Tucuruí, no dia 28 de janeiro, com magnitude 2.9.