O Brasil é uma nação bastante diversa, isso porque o país é um ponto convergente no globo, já que há influências culturais de muitos povos e países. Culturalmente, a região Sul apresenta traços de muitas nacionalidades, sobretudo a ucraniana e a polonesa, cujos reflexos se fixaram na cultura local.
Para além das músicas, das roupas, da comida e da língua, há marcas, inclusive, na agricultura, como é o caso do moinho de pedra ou da jorna, como é amplamente conhecida.
Você sabe o que é jorna?
Essa ferramenta era bastante usada nos primeiros anos da colonização, porém até hoje a “máquina” se faz presente na rotina de alguns agricultores ou pelo menos faz parte da história de muitas famílias da nossa região.
A jorna é um mecanismo, chamado pelos agricultores de moinho de pedra, que serve para moer a semente ao mesmo tempo que retira a casca. No caso do milho, por exemplo, aos passar pela jorna, transforma-se em quirera.

O moinho de pedra nada mais é que uma estrutura em madeira com algumas peças de metal e alguns recipientes, onde se coloca a semente com a casca. O movimento da jorna e a fricção das sementes faz com que a casca seja retirada.

E aí, você tem alguma história com essa ferramenta agrícola para nos contar?
Da redação.
Dados retirados da dissertação de mestrado de Ronaldo Guimarães Vicente Filho (2012).