Em dois meses, o objetivo é de reunir novamente a comunidade para mostrar os resultados. A expectativa é de comemorar a vitória de ter sido visto na sociedade, sobre o viés da importância e representatividade da Santa Casa de Irati, e atendidos na reivindicação de revisão dos repasses e mais recursos para manter os serviços via Sistema Único de Saúde (SUS) para o município e região.
A paralisação havia sido programada por tempo indeterminado, mas foi suspensa. Um acordo entre Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Santa Casa de Irati, firmado na segunda-feira, 17, na visita do provedor Ladislao Obrzut Neto, é a garantia para evitar de parar o atendimento via SUS no Hospital. Ian Lucena Sonda, chefe de gabinete do secretário de Saúde Beto Preto, articulou essa solução.
Segundo o provedor, a SESA se comprometeu que nos próximos dois meses será revisado o contrato atual, no caso defasado, reajustar o valor dos procedimentos contratados, buscar apoio para repasse de recursos de custeio e convocar os prefeitos da região da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), para disponibilizarem recursos à manutenção da Santa Casa.
Para Ladislao, reajustar os procedimentos, tanto para o Hospital quanto aos outros do Paraná, e acordo com os prefeitos visando o repasse financeiro para custeio são primordiais, com base nesse acordo firmado. Também, revisão de contrato com a SESA, onde a Santa Casa acredita estar sendo penalizada quando deixa de cumprir algum quesito da contratualização feita junto à pasta estadual da Saúde.
Na manhã de terça-feira, 18, se reuniram colaboradores, médicos, comunidade, autoridades e representantes da Santa Casa, “para chamar a atenção dos municípios da região, Governos Estadual e Federal, sobre as dificuldades financeiras que estão sendo enfrentadas pela instituição”, segundo publicou a entidade nas redes sociais. O provedor anunciou a suspensão da paralisação programada.
O presidente do conselho deliberativo da irmandade, Luiz Ângelo Fornazari, garantiu que “o movimento não deve parar, sendo que todos estarão acompanhando o andar desta negociação para que ela aconteça e todos os passos serão repassados para a população através dos veículos de imprensa e redes sociais da Santa Casa de Irati.” A expectativa é de haja compensação financeira para o custeio dos trabalhos da Santa Casa, enquanto segue a mobilização visando o cumprimento desses compromissos.
Da redação com informações e imagem/reprodução da Santa Casa de Irati
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: