“Nós estamos, nos últimos dez anos, sem nenhum tipo de reajuste”, relatou Ladislao Obrzut Neto, provedor da Santa Casa, em vídeo divulgado pela instituição no último sábado, 15. O Hospital, com isso, anunciou a paralisação justificado pela falta de qualquer tipo de reposição dos valores por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), por uma década. O ato ocorre na manhã desta terça-feira, 18.
“No período de anos, o salário mínimo teve mais de 1.500% de aumento, o gás de cozinha 2.450% de aumento e a Santa Casa não teve reajuste”, comparou o provedor. “Nós tivemos algumas coisas pequenas, né. Se for computar de 1994, até agora, foram 93% de aumento nos procedimentos. Em contrapartida esses itens que eu coloquei tiveram tudo isso”, compara para mostrar as diferenças.
Disso a dificuldade de cumprir com as obrigações do Hospital. No mês passado, a Santa Casa pagou apenas a metade dos salários dos colaboradores e honorários dos médicos. Alguns fornecedores só receberam após terem protestado a falta de pagamento. A falta de reajuste gera, segundo Ladislao Obrzut Neto, um “descompasso financeiro” e impossibilita fazer o atendimento.
O SUS é o maior cliente, ou seja, quem mais se utiliza dos serviços da Santa Casa de Irati. Nesta segunda-feira, 17, o provedor procurou autoridades estaduais para tentar alguma forma de evitar a suspensão dos atendimentos públicos. A paralisação e suspensão dos atendimentos do Sistema Único de Saúde iniciam nesta terça-feira, 18. Apenas mantendo casos de riscos graves de morte, urgência e emergência.
O provedor pediu apoio de todos para superar a situação. Segundo ele, triste por não ter recursos para manter a Santa Casa funcionando. O movimento, nesta terça-feira, visa apoio para rediscutir a situação e mobilizar as autoridades na tentativa de pautar o reajuste dos procedimentos SUS o que, nessa leitura de Ladislao, permite cumprir com as obrigações e manter a instituição atendendo os pacientes.
Da redação com informações da Santa Casa de Irati e imagem reprodução/vídeo Santa Casa publicado no Facebook da instituição.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: