Portal Cultura Sul FM

Destaque

Professores denunciam salários abaixo do piso e falhas no plano de carreira em São João do Triunfo

26 de janeiro de 2026 - Atualizado 1 hora atrás
2 minutos de leitura

Por P97

Professores denunciam salários abaixo do piso e falhas no plano de carreira em São João do Triunfo

Foto: Imagem ilustrativa criada com IA

A equipe de jornalismo do Portal P97 recebeu diversas mensagens e ligações de professores da rede municipal de ensino de São João do Triunfo que alegam enfrentar defasagem no enquadramento salarial e problemas no plano de carreira do magistério.

Segundo os relatos, o vencimento-base pago atualmente estaria abaixo do piso nacional do magistério, sendo o valor final complementado por gratificações e progressões previstas no plano de carreira.

Os profissionais afirmam que, conforme determina a legislação, o piso nacional deve ser considerado como salário-base, sem a inclusão de adicionais ou benefícios.

Além da questão do piso, os professores também apontam defasagem no plano de carreira e questionam diferenças no enquadramento funcional. De acordo com eles, existem casos em que alguns profissionais receberam reajustes e evoluções, enquanto outros, com o mesmo tempo de serviço, permanecem em níveis inferiores, situação que, segundo os profissionais, pode ser verificada por meio de consulta ao Portal da Transparência.

Os professores afirmaram ainda que elaboraram um ofício, assinado por cerca de 90% da categoria, que foi entregue ao prefeito Mário César, solicitando melhorias. Na semana passada, um grupo de profissionais também participou de uma reunião com o prefeito, levando as demandas da categoria e buscando respostas que, segundo eles, não foram apresentadas.

“Esse problema não é de agora. Faz anos que buscamos que a lei seja cumprida e que o plano funcione não só no papel. Pelo que foi falado na reunião, mais uma vez não vamos ser atendidos. Esperávamos que agora, com um prefeito que é professor, esse problema seria sanado, mas infelizmente a resposta que recebemos é que iriam analisar”, relataram.

Diante das reclamações, a redação do Portal P97 entrou em contato com a Prefeitura de São João do Triunfo em busca de esclarecimentos. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno por parte da administração municipal. O espaço permanece aberto para manifestação da Prefeitura.

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais