A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, realiza nesta sexta-feira, 24, a distribuição de raquetes para matar mosquitos “como estratégia complementar de combate à dengue”, segundo a assessoria da administração municipal.
“A distribuição das raquetes complementa à estratégia de combate à dengue que já vem sendo feita no município. A entrega será um momento para reforçar aos moradores os principais cuidados básicos de prevenção: limpeza para evitar os criadouros do mosquito”, informou a assessoria.
A cidade soma quatro mortes pela doença no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022. Três delas foram registradas somente no mês de fevereiro deste ano. A cidade contabiliza quase 17 mil notificações e mais de 1,1 mil casos confirmados da doença.
Conforme a prefeitura, as 1,2 mil raquetes foram doadas à cidade pela Câmara de Comércio e Assistência Internacional de Paraguai e China, “com o objetivo de auxiliar o município nas ações de combate à epidemia de dengue’.
Os equipamentos estão sendo distribuídas pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade para lideranças comunitárias da região leste, onde há maior notificação de casos da doença, segundo a Vigilância Epidemiológica.
Moradores têm cobrado a falta dos chamados caminhões de fumacê na cidade. Em entrevista à RPC na quinta-feira (23) a secretaria de saúde Rose Meri da Rosa informou que a cidade está sem o inseticida usado para este fim e que o mesmo é envaido pelo Ministério da Saúde. A previsão, segundo ela, é que a cidade receba o item em até dois meses.
Informações G1PR