A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (22), o recolhimento imediato e a suspensão da venda do lote CC28525493 do chocolate branco Lacta Laka.
A medida foi tomada após a fabricante, Mondelez Brasil Ltda, relatar uma falha técnica no processo de embalagem do chocolate branco Lacta Laka.
Segundo a empresa, a embalagem indicava se tratar do chocolate branco tradicional (Laka). Entrentanto, ao abrir o produto, o consumidor pode encontrar o Laka Oreo.
Risco para a saúde
Embora pareça apenas uma troca de sabores, o problema é grave para quem possui restrições alimentares. Como o biscoito Oreo contém farinha de trigo, o produto embalado erroneamente contém glúten.
Na embalagem do chocolate Lacta Laka tradicional, essa informação não consta, o que representa um risco sério para:
- Celíacos: Pessoas com doença celíaca podem sofrer reações inflamatórias graves ao ingerir glúten.
- Alérgicos: Indivíduos com alergia ao trigo ou intolerância ao glúten.
O que fazer se você comprou o produto?
Caso você tenha comprado o produto, o primeiro passo é verificar o lote, olhe no verso da embalagem. Se você ou alguém da sua casa for celíaco ou alérgico, não consuma o produto.
Para troca ou reembolso, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Mondelez Brasil para orientações sobre a devolução ou troca do item.
A Anvisa reforça que a declaração da presença de glúten é obrigatória por lei e qualquer falha na rotulagem exige a retirada imediata do produto do mercado para garantir a segurança dos consumidores.
Fonte: Rede Massa