Portal Cultura Sul FM

Educação

Estudante do IFPR Irati conquista primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

28 de outubro de 2025 - Atualizado há 3 horas atrás
4 minutos de leitura

Por P97

Estudante do IFPR Irati conquista primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

O estudante do 3º ano matutino do curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Irati, Luís Henrique Perek, alcançou o primeiro lugar nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Ele foi o representante paranaense na fase final da competição realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo, marcando a primeira vez que o Campus Irati conquista a premiação.

Luís Henrique foi o destaque na modalidade teórica da OBR. Para isso, passou por desafios e testes divididos em três fases. Na primeira, ocorreram provas que testaram conhecimentos amplos incluindo Português, Inglês, Matemática, Física e específicos de robótica e programação. Na segunda, aplicada em 6 de agosto, os que obtiveram os melhores resultados estaduais foram convocados para a terceira e última etapa, o minicurso nacional.

Minicurso e habilidades

Em Vitória, o estudante participou de um minicurso intensivo, ministrado por professores e alunos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante as atividades receberam kits com diversos componentes eletrônicos, que foram a base para a realização de desafios práticos. Nessa etapa, cinco avaliadores analisaram se foram obedecidos os critérios estabelecidos, bem como o comprometimento, o desempenho e o resultado entregue.

“No curso fomos orientados em como utilizar os diversos componentes disponibilizados e foram feitos diversos desafios para poder avaliar, principalmente, nossas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe”, detalhou Luís. Conforme avalia, o peso do trabalho colaborativo pode ter sido um diferencial crucial para o resultado final.

Essa é a primeira vez que o Campus Irati alcança esse resultado na olimpíada. Neste ano, a instituição contou com 12 inscritos na etapa regional e quatro na estadual. Anteriormente, em 2016, chegou-se à etapa nacional, mas sem premiação.

O técnico de laboratório e professor de projeto extracurricular do Campus Irati, Adilson de Oliveira Pimenta Junior, acompanhou o estudante na fase nacional e destacou a relevância da premiação. Conforme explica, as ações regulares do projeto oferecem a complementação de conteúdos do curso técnico de Informática, propondo desafios mais específicos focados em automação e competições como a OBR.

O professor ressalta a importância do esforço contínuo. “Às vezes parece ser pouco o que realizamos, mas tivemos resultado. É gratificante saber que o trabalho do projeto tem sido aproveitado. Temos criado muitos desafios e acompanhado o desenvolvimento dos alunos de modo a estimular as especificidades da informática e também de engenharia. Esse tipo de conquista abre portas aos estudantes para entradas em instituições renomadas nacionalmente”, pontua.

Reconhecimento ao IFPR

Ao refletir sobre a conquista, Luís Henrique fez questão de ressaltar o papel do IFPR Campus Irati em sua preparação. “Eu gostaria de enfatizar muito a importância do Instituto nesse resultado, pois não só me ensinou muito do que eu sei hoje, mas me preparou como pessoa”, afirmou. “O IF fortaleceu meu senso crítico, meu raciocínio lógico, minha capacidade de resolução de problemas e me fez criar diversos vínculos, tanto com colegas quanto professores, além de todas as oportunidades que me abriu, seja em competições de robótica ou eventos de tecnologia.”

Para ele, o ambiente acadêmico e as experiências proporcionadas foram essenciais. “Eu acredito que sem o IF provavelmente não conseguiria essa conquista, e provavelmente nem iria conhecer a OBR.”

O estudante representou tanto o campus Irati como o IFPR e recebeu apoio institucional para que a participação ocorresse.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico integrado. Toda a programação integra conteúdos da robótica e da inteligência artificial com as disciplinas escolares, demonstramos que todo conhecimento pode ser aplicado para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas.

Informações:  Cássio Henrique Ceniz

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais