Uma adolescente, de 15 anos, morreu eletrocutada ao pegar um celular logo após sair do banho na cidade de Riacho de Santo Antônio, na Paraíba. A garota estava no banheiro, na última sexta-feira (11), quando resolveu desconectar um aparelho do carregador. Neste momento, a vítima sofreu uma descarga elétrica e não resistiu.
Simone de Cássia Galdino era estudante e gostava de praticar esportes. Logo após o incidente, familiares acionaram o Corpo de Bombeiros, porém, os socorristas constataram o óbito no local. A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) investiga o caso, mas adiantou que informações preliminares apontam que o aparelho celular estava conectado na tomada e a descarga elétrica aconteceu quando a menina tentou remover o carregador.
A Prefeitura Municipal de Riacho de Santo Antônio emitiu uma nota de pesar pela morte de Simone.
“A Prefeitura Municipal de Riacho de Santo Antônio expressa seu profundo pesar pelo falecimento da adolescente Simone de Cássia Galdino, ocorrido nesta sexta-feira, 11 de abril. Neste momento de tristeza e dor, a administração municipal manifesta suas sinceras condolências à família e aos amigos de Simone, desejando que Deus conforte o coração de todos”, finalizou a prefeitura.
Um campeonato de futsal que estava programado para este final de semana em Riacho de Santo Antônio foi suspenso devido à fatalidade.
Cuidados para evitar acidentes com celular carregando
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) possui um manual com dicas e cuidados para serem tomados no momento em que os celulares estão conectados a rede elétrica. Especialistas afirmam que, embora casos com vítimas fatais sejam raros, acidentes como choques e incêndios podem ocorrer. Os motivos principais são falhas na instalação elétrica e “gambiarras”, além de mau uso do carregador.
“Carregadores de celular funcionam como um transformador de energia, fazendo com que a corrente seja diminuída ao passar da tomada para o aparelho — os 127 volts da tomada se tornam 5 volts para o celular. Dessa maneira, qualquer falha pode fazer com que o carregador transfira, diretamente, a corrente maior, causando choque ou superaquecimento do celular”, informou a SBQ.
Hábitos perigosos
Para evitar acidentes com o carregador do celular é preciso eliminar algumas práticas arriscadas. Entre elas, pegar o aparelho com a mão molhada enquanto ele está ligado à tomada, pois isso pode ocasionar um choque. Também não é bom deixar o celular carregando na tomada do banheiro enquanto toma banho. Dormir com o celular ligado à tomada oferece risco pequeno, se todos os outros itens de segurança da instalação elétrica foram seguidos. Hoje, quando a bateria chega à carga máxima, o carregador para de mandar energia ao celular, então o risco de acidente é muito pequeno. Ainda assim, ao fazer a recarga é aconselhável não colocar o celular dentro de algum lugar ou em cima de materiais facilmente inflamáveis.
Fonte: RicMais