Um dos maiores eventos astronômicos foi anunciado pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) na última semana: o eclipse solar mais longo da história. O fenômeno tem data prevista e será visto parcialmente na América do Sul. O recorde acontecerá durante um alinhamento raro de condições astronômicas; confira quando.
O fenômeno é conhecido por durar entre 10 segundos e 7 minutos, mas segundo a Nasa esse padrão será ultrapassado com o eclipse solar total mais longo da história. O evento acontecerá em 16 de julho de 2186 e durará aproximadamente 7 minutos e 29 segundos, superando os registros dos últimos 12 mil anos.
Embora faltem mais de 150 anos para o evento, os detalhes astronômicos já foram calculados com precisão pela equipe da Nasa. Para os amantes dos fenômenos astronômicos, o eclipse solar mais longo da história está com data marcada. O evento ocorrerá devido ao alinhamento da terra entre o sol e a lua.
Eclipse será visto parcialmente no Brasil
O eclipse poderá ser visto parcialmente no Brasil, mas o evento só acontecerá no ano de 2186, ou seja, a geração que habita o planeta não conseguirá presenciá-lo. Para isso, eles precisarão estar no norte da América do Sul, já que a trajetória do eclipse vai passar pela Colômbia, Venezuela e Guiana, países que presenciarão o fenômeno.
Conforme informações divulgada na Nasa, os eclipses solares parciais ocorrem pelo menos duas vezes por ano. Diferente dos eclipses solares totais, que ocorrem, em média, a cada 18 meses em algum lugar da Terra.
Último eclipse solar mais longo
Para relembrar e comparar, o eclipse solar total mais longo já visto pela humanidade aconteceu em 2009 e durou 6 minutos e 39 segundos. Já o mais recente, em 2024, reuniu milhares de pessoas ao redor do mundo para presenciá-lo e contou com a duração de 4 minutos e 20 segundos de totalidade.
Fonte: RiMais