O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (8) um alerta amarelo de tempestades e alto acumulado de chuvas para algumas regiões do Paraná.
Conforme o Inmet, o alerta de tempestades deve durar até o final desta quarta. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e quedas de árvores.
Segundo o alerta amarelo, as tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Veja quais regiões serão afetadas pelas tempestades no Paraná

Foto: Inmet
De acordo com o Inmet, o volume acumulado de chuva pode variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Considerando a parte em amarelo na imagem acima, percebe-se que as áreas em risco são: Serrana, Oeste Catarinense, Norte Catarinense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Vale do Itajaí.
A Defesa Civil do Paraná divulgou alertas para algumas regiões do Estado. A região Centro Sul, onde se localiza São Mateus do Sul e cidades vizinhas, tem alerta para tempestades isoladas, cuja previsão foi apurada às 13h18 desta quarta (8) pelo Simepar. A partir da leitura meteorológica do mapa abaixo, a intensidade da tempestade tende a ser fraca.

Foto: Divulgação
Instruções do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações de RicMais, Inmet e Defesa Civil.