“Torre de Pisa em São Mateus?” Muro do cemitério municipal gera memes e indagações, entenda
26 de abril de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura
Por Redação 97
Essa foi uma das indagações que, sarcasticamente, chegaram à equipe de jornalismo do Portal Cultura Sul FM, referente ao muro do Cemitério Municipal de São Mateus do Sul que passou por uma reforma nos últimos dias. A obra para a execução da ampliação da altura do muro, demolição e construção de um novo muro de arrimo, na rua Ulisses Faria, teve o investimento de R$ 170.818,14.
Além das indagações sobre o muro que visualmente está torto, várias fotos mostrando a inclinação foram recebidas e diante dos questionamentos, procuramos o Diretor Geral da Secretaria de Obras do município, Cleriton Walter Caetano, que explicou sobre a obra, trazendo detalhes de como ela foi realizada e o porquê do muro estar visivelmente torto, mesmo passando por uma reforma.
Em uma nota explicativa sobre todas as indagações realizadas pelo Portal Cultura Sul, buscando responder as perguntas da população, o secretário explicou que a equipe técnica da prefeitura realizou uma inspeção minuciosa no local e constatou que a fundação do muro estava em perfeitas condições estruturais para a execução da obra, mas que por se tratar de uma obra antiga, alguns percalços foram encontrados.
“Em virtude de ser uma construção antiga, o muro encontra-se desalinhado (fora do prumo), como pode ser observado nas imagens. Ademais, outro aspecto que foi levado em conta é que os túmulos já existentes no cemitério estão em contato direto com o muro atual, o que torna inviável a demolição para a construção de um novo muro. Apesar dessas dificuldades, a ampliação da altura do muro é uma medida necessária para assegurar a segurança, privacidade e dignidade dos entes queridos que repousam no cemitério”, explicou.
Fotos do Setor de Obras da Prefeitura
Cleriton relatou que o muro mais alto vai contribuir com a redução do ruído e a poluição visual, decorrentes das atividades externas ao cemitério, proporcionando um ambiente mais tranquilo e sereno para os visitantes. “Vale ressaltar que, em algumas culturas e tradições locais, a altura do muro é considerada um sinal de respeito aos mortos e à sua memória. Dessa forma, o aumento da altura do muro pode ser importante para manter essa tradição e preservar a cultura local”, disse.
Ainda de acordo com o diretor, a obra está sendo fiscalizada pela prefeitura municipal, a qual está acompanhando todas as etapas do processo para a sua execução. “Essa fiscalização é necessária para garantir que a obra seja realizada dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos”, concluiu.
Da redação
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩