São Mateus do Sul e São João do Triunfo lideram produção de erva-mate e fumo no Paraná, aponta IBGE
1 de fevereiro de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: AEN
A região Sul do estado do Paraná lidera a produção de erva-mate e de fumo. Não é novidade para ninguém que ambos os produtos são importantes para a nossa região, sobretudo porque eles enriquecem nossos moradores e, consequentemente, nossos municípios; além disso, fazem parte da nossa história e cultura.
Contudo, ser líder de produção, dentre todos os municípios do Paraná, definitivamente é uma razão para se ter orgulho.
Isto é o que declara o último relatório do IBGE (2021) sobre a produção agropecuária no Paraná. Em posição de destaque, São Mateus do Sul desponta como o maior produtor de erva-mate do Estado, com 48.000 toneladas de erva-mate produzida.
Já São João do Triunfo é líder de produção de fumo, sendo que, no último levantamento do IBGE (2021), atingiu as impressionantes 22.002 toneladas.
Em um comparativo com o Censo Agropecuário de 2017, o IBGE apontou que São Mateus do Sul produziu 6.165 toneladas de erva-mate. Já São João do Triunfo, que já era líder de produção fumeira, alcançou uma produção de 13.700 toneladas, conforme o mesmo relatório.
Todos esses dados, de certa forma, impulsionam os produtores rurais e revelam a força econômica que ambos os municípios têm perante o Paraná, a qual deve ser encarada como motivo de orgulho pelas famílias produtoras de fumo e erva-mate.