Janeiro Branco: conheça a campanha de conscientização acerca da saúde mental
3 de janeiro de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
6 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: Portal Cultura Sul
Ritualmente, em inícios de ano, as pessoas tendem a realizar balanços dos meses que se passaram, avaliar acontecimentos e situações ao mesmo tempo que se tenta desenhar planos e definir metas. É, portanto, uma verdadeira imersão existencial, um momento de reflexão em que se pensa sobre o vivido e se depara com a expectativa de um novo ciclo, o qual carrega em sua essência a magia do novo e do desconhecido.
Contudo, paralelo às reflexões, milhões de outros pensamentos podem surgir. Algumas pessoas possuem medo do novo, ficam aflitas durante o mês de janeiro: afinal, mergulhar de peito aberto em mares desconhecidos não é nada fácil. Desta forma, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão criou, em 2014, a campanha “Janeiro Branco”, a qual foi implementada em outros anos por quase todo o país. Esse mês objetiva, então, conscientizar a população acerca da saúde mental e emocional tão fundamentais e urgentes nos últimos anos.
Como parte de toda essa poética da reflexão existencial, optou-se por utilizar a cor branca que, simbolicamente, representa um quadro/página/tela em branco: significa, então, (re)começo.
A cada ano que passa, mais se ouve e se discute sobre a saúde mental, porém nem sempre as pessoas sabem definir esse importante e cotidiano conceito. Além disso, segundo a psicóloga Milena Moreira, em entrevista ao Portal Cultura Sul, há muitas pessoas que minimizam, subestimam e omitem o cuidado com a saúde mental, o que faz com que campanhas psicoeducativas, como o Janeiro Branco, sejam tão necessárias.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
Afirma-se que uma pessoa é mentalmente saudável quando ela compreende as imperfeições da vida, seus limites e os dos outros; entende que a vida – essa que é real e visceral – é recheada de muitas e variadas emoções, como a alegria, o amor, a dor, a tristeza, a satisfação, a raiva, a frustração e tantos outros que convivem.
“Considerar nossa saúde mental nas resoluções de ano novo não deve ser um complemento e sim um ponto de partida. É o bem-estar emocional – a saúde mental – que nos permite ter motivação, conseguir ter produtividade, executar nossos planos. É só com saúde mental que nós somos capazes de estabelecer boas relações, seja na família, no trabalho, na sociedade de uma forma geral e uma boa relação com nós mesmos.”
afirma a psicóloga Milena Moreira
Nenhum começo é fácil e, decididamente, enfrentar a vida e seus desafios também não o são, então, como começar a desenhar um novo começo?
A campanha Janeiro Branco sugere que, neste início de ano, todos nós tomemos algumas medidas em prol de nossa saúde mental:
O primeiro passo é ‘refletir’: com a chegada do ano novo, será que você está pronto para se tornar uma nova pessoa? No que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz?
Em seguida, o segundo passo é ‘aceitar os ciclos’: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa de reconstrução e de alegrias chegará.
Por fim, o terceiro passo é ‘preparar-se para agir’: o hábito de meditar e refletir sobre o que está acontecendo com você é essencial para conquistar o estado mental que você deseja. Sendo assim, o que você pode fazer, que pensamentos pode ter, que possam levar você a ter uma vida mais saudável e feliz?
E, por fim, refletindo sobre tudo isso, como manter a saúde mental?
Não se isole ao enfrentar um desafio ou problema;
Reforce seus laços familiares e de amizade, pois estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!
Diversifique os seus interesses – uma nova rotina ou atividade física
Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro!
Procure ajuda psicológica diante de sinais ou sintomas de perturbação emocional.
Portanto, quando o assunto é saúde mental, o que você faz para cuidar da sua? Quem cuida da mente, cuida da vida.
Da Redação do Portal Cultura Sul com informações de TJDFT.
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩