Mais de 20 atletas de jiu-jitsu do Colégio Duque de Caxias receberam prêmios em campeonatos estaduais e nacionais
13 de dezembro de 2022
- Atualizado há 5 meses atrás
8 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: Arquivo do Projeto cedido ao Portal Cultura Sul FM
No último sábado (10), os alunos do Projeto de Jiu-Jitsu do Colégio Estadual Duque de Caxias, o qual é coordenado pelo professor de educação física Osvaldo Soares Ferreira, idealizador do projeto, e pelo professor-diretor Felipe Chico, participaram de um evento muito importante para o esporte: o seminário de graduação, que simboliza a troca de faixa.
O evento marcou o encerramento das atividades do Projeto de Jiu-Jitsu da escola neste ano e contou com a presença do professor Claudionor Cardoso, considerado uma referência do esporte a nível mundial.
Para nós é motivo de muita alegria o fato de poder estar próximos de pessoas como o professor Claudionor Cardoso, que é uma referência mundial no jiu-jitsu. É uma felicidade dar oportunidade para a criançada ter acesso a esse tipo de atleta, ter acesso a esse tipo de professor.
conta Felipe Chico.
Segundo o professor Chico, o grupo participou de campeonatos nacionais e estaduais, sendo que a última etapa do estadual foi realizada no dia 04 de dezembro. Essas participações trouxeram muitos resultados positivos, como 17 campeões estaduais, sendo 02 campeões no absoluto, e uma campeã brasileira, a Laureane S. Afonso. Além disso, o projeto recebeu diversos títulos enquanto equipe, tornando-se um dos grupos mais premiados do estado em algumas etapas do campeonato paranaense de Jiu-Jitsu.
João Pedro Ferreira de Lima Neto – ouro VII etapa, campeã paranaense 2022;
Raissa Batista Levandoski – ouro VII etapa, campeã paranaense 2022;
Kaue de Souza Pereira – vice-campeão VII etapa;
Isabeli Coelho Jesus – vice-campeã VII etapa, campeã paranaense 2022;
Lara de Oliveira Schenoveber – ouro VII etapa, campeã paranaense 2022;
Gustavo Moreira Scheneicher – ouro VII etapa, campeão paranaense 2022;
Ketlin Rayane Pereira da Silva – vice-campeã VII etapa;
Kaio Ariel Borges Machado de Lima – ouro VII etapa, campeão paranaense 2022;
Wesley Wilke Ferreira – vice-campeão VII etapa;
Kauã Felipe Borges Machado De Lima – ouro VII etapa, campeão paranaense 2022;
Alana Macuco de Oliveira – ouro VII etapa, campeão paranaense 2022;
Vitor Marcondes – terceiro lugar VII etapa, campeão absoluto;
Lucas Jean Matias Padilha – ouro VII etapa, vice-campeão absoluto;
Maxwel Wenglarek da Luz – ouro VII etapa; ouro absoluto VII etapa; campeão paranaense 2022 categoria e absoluto;
Darison Justem Lima – vice-campeão VII etapa;
Jocimar Tarczewski – ouro VII etapa; ouro absoluto VII etapa; campeão paranaense 2022 categoria e absoluto;
Gabriel Ferreira – ouro VII etapa; vice-campeão absoluto VII etapa; campeão paranaense 2022 categoria;
Crischimam Luis de Souza Morais Garcia – vice-campeão VII etapa.
O diretor aponta que, embora o projeto tenha começado de maneira tímida devido ao custo do esporte ser elevado, hoje a equipe ganhou forma, sobretudo pelos resultados expressivos no Paraná.
História
O Projeto de Jiu-Jitsu teve início em 2016 nas aulas de educação física do professor Osvaldo. Inicialmente, os treinos eram restritos aos alunos da série que o professor lecionava, porém, com o passar do tempo e com o aumento do interesse dos alunos pelo esporte, os professores coordenadores decidiram ampliar o projeto.
Vimos o interesse dos alunos e, principalmente, por conta dos resultados que alguns deles já começaram a alcançar nos campeonatos.
declara o professor Chico.
Contudo, o Jiu-Jitsu é um esporte considerado caro, a começar pelo kimono. Desta forma, para o projeto funcionar, Osvaldo e Felipe Chico precisaram realizar ações a fim de garantir a aquisição kimonos, possibilitando que os membros recebessem o traje de forma gratuita.
Atletas e sonhos
Atualmente, o projeto conta com a participação efetiva de mais de 70 pessoas, distribuídas em atletas – meninos e meninas com idade entre 09 e 17 anos –, colaboradores e atletas já graduados. Todos os membros treinam de forma gratuita, assim como a participação em competições e campeonatos.
Por fim, para o professor Felipe, o projeto só tem a crescer, sendo que um dos objetivos do grupo para o próximo ano é a campanha “Adote um Atleta”, em parceria com a Associação dos Atletas São-mateuenses (ASAS) – a qual oportunizou que muitos alunos pudessem participar dos eventos em 2022 – para que o Colégio possa levar ainda mais atletas em 2023 e garantir, assim, mais títulos para São Mateus do Sul.
Da Redação do Portal Cultura Sul FM.
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩