Antonina celebra conquista de Identificação Geográfica (IG) da bala de banana com festa
16 de novembro de 2022
- Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: AEN
Antonina, no litoral do Paraná, comemora neste sábado (19) a conquista da Indicação Geográfica (IG) da bala de banana. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro em 2020 na modalidade de Indicação de Procedência (IP) devido à importância do produto para a economia e o turismo da região. O evento será realizado no Teatro Municipal, a partir das 18h30, e tem como objetivo reconhecer os esforços dedicados à obtenção do reconhecimento.
A ação é resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Antonina, a Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes (Aprobam) e o Fórum Origens Paraná.
Na cidade, os primeiros registros históricos das balas de banana são da década de 70. Seja da banana caturra ou nanica, a matéria-prima utilizada nos produtos é cultivada por cerca de 35 famílias de pequenos produtores da região. A consultora do Sebrae/PR, Aline Geani Barbosa dos Santos, explica que a celebração será realizada em 2022, devido às restrições impostas pela Covid-19.
“São quase dois anos desde o reconhecimento pelo INPI. Nesse período, notamos que a notoriedade do produto cresceu, o público está mais engajado e interessado, a comercialização está consolidada e isso tudo impulsiona os negócios locais e desenvolve a região”
explica Aline Geani Barbosa dos Santos, consultora do Sebrae-PR.
A cerimônia ainda deve contar com a presença de representante do INPI, para realizar a entrega simbólica do certificado da IG, e a homenagem a funcionários antigos das empresas produtoras de bala de banana, que contribuíram durante o processo com seus conhecimentos.
“A Bala de Banana de Antonina é uma tradição do nosso município. Há muitos anos, é o mimo mais aguardado por alguém que recebe a visita de um antoninense. A conquista da IG é o reconhecimento daquilo que por costume se consagrou e, além de formalizar o que é notório, permite a ampliação tanto de seu prestígio e renome quanto da nossa cidade”
comenta o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim.
Com informações de Banda B (para ler mais, clique aqui)
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩