Internacional

Resolução para condenar ofensiva russa contra Ucrânia será votada em Assembleia da ONU

28 de fevereiro de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
2 minutos de leitura

Por Redação 97

Resolução para condenar ofensiva russa contra Ucrânia será votada em Assembleia da ONU

Uma reunião, com os 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizada nesta segunda-feira (28/10), às 10h, em Nova York. É uma sessão emergencial da Assembleia Geral, com o objetivo de votar resolução condenando a ofensiva militar da Rússia contra os ucranianos. Algo raro no gênero de acontecer, para tratar de um assunto de emergência mundial.

A convocação da sessão de emergência foi aprovada neste domingo (27/02) pelo Conselho de Segurança, quando 11 países votaram a favor, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a França. Apenas a própria Rússia foi contra a decisão, mas não pôde usar o poder de veto, por não ser permitido esse tipo de procedimento. Três nações se abstiveram na votação: a China, Índia e os Emirados Árabes Unidos.

A resolução poderá ser aprovada pela Assembleia Geral por dois terços de votos a favor. Ela não será vinculativa, mas terá peso político. Esta é a primeira vez, desde 1982 que o Conselho de Segurança pede sessão de emergência da Assembleia Geral. Demonstrando, segundo as informações da ONU Notícias, a forma de gravidade com que a problemática está sendo encarrada pela entidade.

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, frisou a preocupação brasileira entendendo o papel do Conselho de Segurança “ainda não esgotou os instrumentos e mecanismos” para solucionar o conflito por via diplomática. Segundo ele, a situação precisa de urgência na solução, disso a necessidade da Assembleia Geral na busca de soluções por fim ao conflito na Ucrânia.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil e ONU

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais