Restaurantes e postos em rodovias do Paraná podem receber motoristas profissionais e permitir o consumo no local. É isso que trata o Decreto nº 7.001 editado pelo Governo do Paraná nesta quarta-feira (03/03). A mudança no Decreto nº 6.983 foi publicada no Diário Oficial do Paraná e autoriza o funcionamento destes estabelecimentos.
A mudança apenas incluí a alínea b ao inciso V do art. 5º do Decreto nº 6.983 de 26 de fevereiro de 2021. A nova redação acrescentada à determinação estadual fica assim: “b) nos estabelecimentos localizados em rodovias fica autorizado o consumo no local pelos motoristas profissionais”. A medida beneficia, especialmente, caminhoneiros e demais profissionais que ganham a vida neste meio como condutores de profissão.
O deputado estadual Emerson Bacil no início da pandemia de Covid-19 e quando da aplicação de medidas restritivas, buscou usar sua representatividade e solicitar que, dentro das regras sanitárias e determinações de saúde pública, os estabelecimentos pudessem atender aos motoristas. Medida que, no entendimento de Emerson Bacil, novamente, com o novo Decreto, beneficia e dá dignidade a estes profissionais.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressalta a clareza do Decreto para esclarecer as determinações frente aos profissionais de volante e respeito com a categoria por parte do Governo Ratinho Junior. “O caminhoneiro precisa se alimentar com dignidade”, frisa. Dentro dos critérios de segurança em saúde e das determinações sanitárias, os estabelecimentos podem servir alimentos aos motoristas profissionais. A expectativa dele é de redução nos índices de contágio e internamentos nos próximos dias, para retomada do comércio.
Da redação Cultura Sul FM com informações do secretário Sandro Alex e deputado Emerson Bacil