As matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais do Paraná começam nesta segunda-feira (21), tanto para alunos de continuidade quanto para novos estudantes que irão cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ou 4º ano do Ensino Médio. O período para a matrícula vai de 21 de outubro a 1º de novembro.
Nesse ano, o processo vem com novidade: além de poder renovar ou fazer uma nova matrícula nas escolas, como sempre foi feito, os pais ou responsáveis também poderão realizar o procedimento pela internet, pelo sistema de matrículas online desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e doEsporte.
Para saber sobre matrículas presenciais, clique http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=8647&tit=Matriculas-2020-tambem-podem-ser-presenciais
O secretário Renato Feder explica que a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da secretaria, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante.
“É uma inovação do Governo do Paraná. Desenvolvemos esse sistema pensando em como agilizar o processo e facilitar a vida dos pais ou responsáveis. Pela internet, não é necessário encarar fila. Além disso, se o estudante continuar na mesma escola, basta confirmar a vaga. Já se quiser trocar de escola, pode indicar até três escolas como opções”, explica.
COMO FUNCIONA – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a area do aluno no link https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/login.jsf;jsessionid=hqXF9z7imtoWgLYexuWRxPmVKAzgPrL3UVwhJ02V.sseed75003?dswid=6297 e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado.
Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.
Já para a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, o pai ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Secretaria conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).
Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.
É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.
RESULTADOS – A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela Secretaria.
ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.
Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.
Matéria: AEN/Reprodução