O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca beneficiários por carta e, no caso, afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – não localizados pelos correios precisam consultar edital de convocação e marcar nova perícia médica, sob risco de ter o benefício suspenso. O prazo era dia 11 de novembro e foi estendido até dia 19, próxima sexta-feira.
A estimativa é de que até 95 mil pessoas em afastamento temporário precisem agendar nova perícia médica, para que seja avaliado se o beneficiário permanece incapaz para o trabalho. O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo “Meu INSS” ou da central de atendimento no telefone 135. Caso suspenso, o benefício só volta a ser pago após novo agendamento e regularização.
“Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS. A lista com o nome e o número de benefício de todos os convocados foi publicada e deve ser conferida no Diário Oficial da União (DOU). Foi convocado quem recebe o benefício por afastamento temporário há mais de seis meses e que não tem data de cessação já estipulada ou indicação de reabilitação.
O INSS destaca que a nova perícia médica não necessariamente pode resultar na interrupção do afastamento temporário. É possível que o benefício seja mantido, mas que seja marcada uma data de cessação futura. Outra possibilidade é que o benefício se transforme em aposentadoria por invalidez, quando constatada a total impossibilidade de recuperação.
Todos os convocados devem acessar o aplicativo “Meu INSS”, por meio de aplicativo de celular ou pela internet (site gov.br/meuinss), fazer login e clicar em “Do que você precisa?”, escrever “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”. Depois, escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
O próximo passo é seguir as orientações que aparecerem na tela e informar os dados necessários para concluir o pedido. O agendamento também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e seguir as instruções. Por esse meio é possível também atualizar o endereço e o telefone do beneficiário, se for o caso.
Da redação com informações e imagem da Agência Brasil