Uma tora de madeira caiu de uma carreta que trafegava no Centro de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, por volta de 9h20 desta quinta-feira (4). Uma mulher que caminhava na calçada quase foi atingida. A imagem foi registrada por uma câmera de segurança.
Especialistas disseram que o peso de uma tora de madeira com 2,5m de altura e 0,5m de diâmetro, similar a do flagrante, é próximo de 200kg. No vídeo é possível ver que uma primeira carreta passa pela esquina para acessar a avenida José Ruschi, também carregada com madeira. Na sequência, um segundo veículo entra na via e neste momento a tora cai.
A tora cai sobre uma estacionada na calçada. Depois da queda, algumas pessoas que estão em um comércio saem para ver o que aconteceu.
Susto
A balconista Melody Lenatoc disse que estava na sala de medicação da farmácia que fica na esquina, local onde a madeira caiu. “Tudo tremeu. A tora caiu perto da parede onde a gente estava. O chão balançou. O barulho foi muito estranho”, relatou Melody.
A bicicleta atingida é de uma funcionária da farmácia. Ela disse que estava no segundo pavimento do comércio quando todos se assustaram com o barulho.
“O prédio deu uma sacudida e saímos para o ver o que estava acontecendo”, contou a funcionária que preferiu não se identificar.
Quando chegou à rua se deparou com a parte da frente da bicicleta danificada. “Graças a Deus ninguém se machucou. Amassou a parte da frente e a cestinha. Levei a bicicleta para consertar, acho que vai ter jeito”, explicou.
A funcionários da farmácia disseram que a empresa responsável pelo caminhão se colocou à disposição para reparar os danos na bicicleta e na calçada que também sofreu avarias.
Veículos pesados
O trânsito de veículos pesados nas ruas de Santa Teresa é motivo de discussão há anos. A cidade possui ruas estreitas e fachadas históricas que marcam os traços da colonização italiana na região.
As carretas passam pelo local para acessar cidades vizinhas como Fundão, Santa Leopoldina, e também são parte de uma cadeia logística, levando produtos do próprio município e da vizinha Santa Maria de Jetibá rumo à BR-101.
Episódios de caminhões atingindo as casas e comércios são constantemente relatados por moradores.
A Prefeitura de Santa Teresa e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) foram procurados para esclarecer se alternativa ou projeto que possa desviar o trânsito de veículos pesados do Centro da cidade, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Informações e imagens G1