A caminhoneira Elaine Kurpiel Kolodi, moradora de Antônio Olinto, flagrou um jovem pendurado na traseira de sua carreta enquanto trafegava por uma rodovia na tarde do dia 4 de maio.
O registro foi feito durante a subida de uma serra, com o veículo carregado com 34 toneladas. A prática, conhecida como “pegar rabeira”, é ilegal e representa alto risco de acidente. Elaine gravou a cena pelo retrovisor e divulgou o vídeo nas redes sociais no dia 12 de maio.
Em entrevista ao Portal P97, relatou que acionou um colega caminhoneiro por rádio PX para que sinalizasse ao jovem, pedindo que ele se soltasse da carreta.
“Eu gravei esse vídeo no dia 4 de maio, mas só postei no dia seguinte. Depois que o menino agarrou a traseira da carreta, chamei no rádio PX o motorista que estava atrás de mim para pedir que ele fizesse sinal, porque eu ia fazer uma ultrapassagem e não tinha como seguir com ele ali”, explicou.
Segundo Elaine, a estrada não oferecia condições seguras para parada.
“Estava com 34 toneladas e subindo a serra, não tinha como parar. Se eu fosse para o acostamento, ele poderia cair com o balançar da carreta.”
Elaine atua como caminhoneira há três anos e afirma que essa foi a primeira vez que presenciou esse tipo de situação envolvendo seu próprio veículo.
“Vejo muita imprudência sim, tanto de carros pequenos quanto de caminhões, que também acabam facilitando. Mas foi a primeira vez que aconteceu comigo. Quando olhei no retrovisor e vi o menino lá, meu coração bateu mais forte. Imagina se ele desequilibra e cai? Poderia acontecer várias coisas. A gente entra em pânico”, contou.
A caminhoneira reforça a necessidade de conscientização sobre os perigos da prática, principalmente entre os jovens que, por desinformação ou desafio, arriscam a própria vida em situações como essa.
Ver essa foto no Instagram