Política

Vereadora é obrigada a usar gravata em seis sessões de Câmara do Paraná devido a regra aprovada em 2020

15 de fevereiro de 2025 - Atualizado há 2 horas atrás
2 minutos de leitura

Por P97

Vereadora é obrigada a usar gravata em seis sessões de Câmara do Paraná devido a regra aprovada em 2020

Uma vereadora foi obrigada a usar gravata em sessões de uma Câmara Municipal devido ao Regimento Interno conter uma regra que determinava que todos os vereadores usassem o acessório em sessões da casa. O caso aconteceu em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná.

Maria Olívia Depizzoli Zacharias (PSD) foi eleita em 2024, e após participar de sessões extraordinárias em janeiro de 2025 sendo a única vereadora da casa, protocolou um pedido de mudança na resolução. O projeto foi aprovado, por unanimidade, na sexta vez que a mulher usava gravata.

“É nos detalhes que moram as maiores exclusões. […] Estamos numa casa de leis, aquela que deve garantir os direitos de todos, que deve preconizar sempre a igualdade, os direitos estabelecidos. […] Ao fazer essa imposição no regimento, não se pensou em momento algum naquela oportunidade que aqui poderia estar sentada uma mulher”, disse ela, quando defendeu a mudança no plenário.

No mesmo dia, outros vereadores tentaram justificar a decisão tomada na época.

“Foi colocado isso porque alguns vereadores vinham até com camisa de time. […] Quando foi sancionado esse projeto não foi se atentado em tirar [a obrigatoriedade]; não sabiam ou até não imaginavam que uma vereadora mulher viria ao próximo pleito”, disse Luciano Ferreira da Silva (PV).

Antes de Maria Olívia, a última vereadora mulher da cidade foi eleita em 2012. Ela ocupou o cargo até 2016 – e na época, não existiam regras sobre vestimentas.

A obrigatoriedade do uso de gravata em sessões foi criada quatro anos depois, em 2020.

Em nota, a Câmara de Arapoti disse que o regimento foi elaborado “em um período no qual não se previu, de forma específica, a participação de mulheres no legislativo”.

“A Câmara Municipal manifesta total apoio e respeito à mudança, que vai de encontro ao compromisso desta Casa com a inclusão e a equidade. […] Estamos sempre abertos a atualizar as normas para garantir que todos os parlamentares sejam tratados com equidade, respeitando a diversidade e a modernização dos padrões”, diz o texto.

Com informações G1PR

 

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais