No sábado, dia 20 de maio, a comitiva de Paulo Frontin viajou até São Paulo onde teve agenda com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Na reunião, o grupo fez a apresentação de projeto para potencializar o uso de micronutrientes para erva-mate e outras culturas. Além disso, discutiu sobre melhorias para a Casa Familiar Rural visando a federalização e ampliação do ensino.
O vereador Martin Marques Bonfim destacou a agenda com o ministro em que o município abriu esse canal de contato. O intuito é potencializar o desenvolvimento de pesquisa com apoio do MDA e Embrapa, Unicentro, Petrobras e o pesquisador Akmitio Fukushima. Segundo ele, é importante esse trabalho para desenvolver e ampliar o trabalho. “O ministro gostou da exposição”, disse o parlamentar.
A partir de então, da parte de Paulo Teixeira, há o interesse de acordo com Marques, de fomentar essa pesquisa com micronutrientes na região. O ministro colocou a comitiva em contato com órgão de fomento para dar andamento à proposta. “Vai ser uma coisa boa para a região, possivelmente para os produtores, plantadores de erva-mate e outras culturas que podem se utilizar dessa pesquisa”, acrescenta.
Em relação à Casa Familiar Rural, da localidade de Vera Guarani, o intuito da comitiva foi de buscar melhores condições tanto de estadia dos estudantes quanto do ensino. “De forma que o aprendizado seja bem realizado, junto com a prática”, explica Marques, conforme as prerrogativas do aprendizado. Paulo Teixeira sugeriu federalizar o estabelecimento e, assim, ter mais possibilidades de investimentos em melhorias.
A Casa Familiar Rural atende, além de alunos frotinenses também de Mallet. Dessa forma, o Governo Federal pode dar um suporte melhor e colocar o ensino em outro patamar. “Federalizando toda a região ganha, o município ganha”, opina o vereador. E proporcionar o desenvolvimento regional, a partir de Paulo Frontin, na área da Agricultura Familiar. “A gente vai ter uma escola de excelência”, destaca Marques.
Além de Marques e do prefeito Jamil, o presidente do Sindicato Rural, Eliseu Zapotoszek, e a equipe de pesquisa, formada pela professora e pesquisadora Daniele Ukan – da Unicentro de Irati e o pesquisador Akimitio Fukushima fizeram parte da comitiva. Integrada ainda, por Renato Hudziak, Ehab Alhennawi, Ana Claudia Zampier e Angela Zampier participaram da reunião com Paulo Teixeira.
Da redação com informações do vereador Marques e imagem/reprodução Marques/redes sociais
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: