Notícias

Vereador de Três Barras volta preso de Brasília em avião do sistema prisional

28 de abril de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Vereador de Três Barras volta preso de Brasília em avião do sistema prisional

Foto: Ministério Público de Santa Catarina divulgou o desembarque do vereador em aeronave da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, vindo de Brasília.

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) divulgou uma imagem da chegada do vereador preso em Joinville, na noite quinta-feira (27), por volta de 20h30. Os agentes atuaram a pedido da investigação da Operação Mensageiro e foram até a Capital Federal com a aeronave usada pelo Grupo de Operação Aéreas (GOA) e fizeram o transporte. O vereador Edenilson Engel (PSD) deve permanecer na unidade prisional local.

Detido em Brasília, o parlamentar foi uma das autoridades procuradas pelos investigadores e que estão sendo conduzidas para as unidades prisionais do Estado. Edenilson Engel está preso, num cenário que envolveu, ao longo dos últimos meses, 15 prefeitos presos em Santa Catarina e, segundo analistas, protagoniza vexame nacional. A defesa do vereador ainda não se posicionou oficialmente sobre a situação.

Edenilson Engel foi surpreendido na manhã desta quinta-feira, 27, enquanto cumpria agenda em Brasília. Membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) efetuaram a prisão dele durante a 4ª fase da Operação Mensageiro, conforme confirmou o MP-SC. A suspeita é de que o vereador integrasse um esquema para facilitar o vencimento das licitações por parte da empresa Serrana Engenharia.

O prefeito de Três Barras, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), foi levado para prestar depoimento em Florianópolis. No total, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão. O G1 lista os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Alfredo Cezar Dreher; de Major Vieira, Adilson Lisczkovski; e de Três Barras, Luiz Shimoguri, como tendo “confirmadas as prisões”.

Para o G1, a prefeitura confirmou que houve operação na cidade, porém disse que “ainda não chegou nada oficial” e que, portanto, não se manifestaria. Já a Câmara de Vereadores confirmou a prisão do vereador Edenilson Engel (PSD) em Brasília, mas aguarda posicionamento do representante para manifestação. A Operação Mensageiro, deflagrada no fim de 2022 pelo Gaeco investiga suposto esquema de corrupção na licitação de lixo.

Da redação com informações do MP-SC e imagem divulgação MP-SC.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais