Um vazamento de amônia em uma fábrica de refrigerantes de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assustou moradores do local e mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (11). O caso aconteceu, por volta das 21h, na empresa que fica na Rua Marechal Hermes, no bairro Afonso Pena.
A tenente Zanetti, do Corpo de Bombeiros, contou como foi o trabalho para conter a situação.
“Nós viemos já preparados, sabendo que o produto era perigoso. Chegamos na empresa, fizemos os procedimentos de segurança, identificamos onde estava esse vazamento e fechamos as válvulas. Esperamos os técnicos de segurança da empresa, pra demais orientações e foi contido bem rápido, após nossa chegada”, disse.
Segundo a tenente, o Corpo de Bombeiros foi acionado porque vizinhos da fábrica de refrigerantes perceberam o forte cheiro do produto químico, além de ardência nos olhos.
“Os vizinhos relataram e os próprios seguranças do local perceberam o cheiro […] O vazamento foi em um dos tanques de armazenamento do produto e, provavelmente, eles não souberam dizer porque, mas o vazamento iniciou na válvula de escape”, explicou.
Por causa da situação, a empresa foi rapidamente evacuada e o local isolado.
“Aqui dentro da empresa, quando perceberam o vazamento, os funcionários já saíram. Um deles, que pode ter tido mais contato, estava com a máscara, quando aconteceu esse contato. Então ele já saiu rapidamente e já está indo para UPA do município”, afirmou.
A amônia é um gás incolor, bastante tóxico. O produto químico é frequentemente utilizado em processos industriais que necessitam de refrigeração devido às suas propriedades termodinâmicas.
“Quando há um contato muito próximo com quantidades muito grandes desse produto, a pessoa pode vir a passar mal, as vias aéreas podem ser prejudicadas, a pele começa a ter reações alérgicas. Para a população que está no entorno, como já dissipou o produto, não existe mais esse risco”, garantiu a tenente.
Com informações Banda B
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: