O Vaticano tornou público nesta quinta-feira (24) o projeto do túmulo do Papa Francisco. A sepultura será instalada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme indicação expressa no testamento do pontífice.
De acordo com a Santa Sé, o túmulo será feito em mármore e trará apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução da cruz peitoral usada por Francisco. A estrutura, segundo a CNN Brasil, está sendo preparada em um nicho localizado entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, próximo ao Altar de São Francisco.
O pedido para um sepultamento simples foi registrado em documento assinado por Francisco em 29 de julho de 2022. No texto, ele manifesta o desejo de não incluir ornamentações e declara sua intenção de ser enterrado diretamente no solo da basílica.
Segundo o conteúdo do testamento, a escolha da Basílica de Santa Maria Maggiore está relacionada à devoção do papa à figura de Maria, mãe de Jesus. O documento também menciona que o sofrimento enfrentado na fase final de sua vida foi oferecido como intenção pela paz e pela fraternidade entre os povos.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral e falência cardíaca irreversível, conforme divulgado pelo serviço médico do Vaticano.
A morte do pontífice abre caminho para a realização do conclave, processo de escolha do novo papa. A reunião dos cardeais deve ocorrer no início de maio, em Roma.
Confira as imagens abaixo: