A Unicentro, através da Clínica-Escola de Fonoaudiologia, realiza, todo mês, o Teste da Orelhinha em recém-nascidos de Irati e região. Esse exame é realizado por meio de uma pequena sonda, colocada na orelha do bebê. É um processo que dura, aproximadamente, entre cinco e dez minutos e não causa dor na criança. Trata-se de uma importante avaliação para detectar problemas de audição de forma precoce.
Esse teste, segundo a Unicentro, é oferecido de forma gratuita a partir de convênio entre a Universidade, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISAMCESPAR) e a Santa Casa de Irati. Segundo a professora Juliana de Conto, responsável pelo projeto, as mães saem da maternidade com o exame já agendado. “Aqui no Brasil, desde 2010, a triagem auditiva neonatal é obrigatória”, explica a coordenadora.
“As maternidades precisam oferecer porque até os primeiros meses, principalmente até o sexto mês de vida, seria importante que nós já tivéssemos o diagnóstico e iniciássemos a intervenção”, acrescenta Juliana. A Clínica-Escola também realiza acompanhamentos nos bebês que apresentaram alterações no teste, com atendimentos sequenciais. As duas atividades fazem parte de um projeto de extensão.
Conforme a Unicentro, o acompanhamento das crianças que não passaram no primeiro teste é realizado pelas alunas do quarto ano. “Nós sempre fazemos uma seleção das alunas que são as monitoras. Elas acompanham essas crianças, verificando como está a sua audição, como está a linguagem, até aproximadamente os três anos de idade”, explica a professora responsável pelo projeto desenvolvido em Irati.
Lidar com as expectativas dos pais e saber como repassar as informações necessárias são algumas das habilidades desenvolvidas durante o estágio. Isso possibilita, segundo a instituição, unir teoria à prática e permite que os acadêmicos aprendam a atuar com empatia. O curso de Fonoaudiologia é ofertado pela Unicentro no campus de Irati, em turno integral. Para cada Vestibular, são disponibilizadas 12 vagas.
Da redação com informações e imagem da Unicentro/divulgação