Portal Cultura Sul FM

Nacional

Tornado é confirmado em cidade do Sul; veja imagens dos estragos

10 de dezembro de 2025 - Atualizado 1 hora atrás
3 minutos de leitura

Por P97

Tornado é confirmado em cidade do Sul; veja imagens dos estragos

Foto: Prefeitura Municipal de Flores da Cunha

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que a cidade de Flores da Cunha (a 142 quilômetros de Porto Alegre) foi atingida por um tornado na última segunda (8). A cidade está entre uma das mais afetadas pela passagem de um ciclone extratropical que se formou no Sul e que avança sentido região Sudeste do País.

O fenômeno têm provocado fortes chuvas, ventos e queda de granizo em diferentes localidades. Em Flores da Cunha, os fortes ventos que atingiram a cidade causaram destruição de edifícios, danos em plantações e destelhamento de casas, comércios e prédios das redes de educação e de saúde do município.

Nesta terça (9) ficou confirmado que a cidade foi atingida por um tornado. “A análise das imagens de 17h30 de segunda-feira (8) mostrou uma tempestade com alta refletividade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade”, disse a Defesa Civil, em nota.

“O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno”, acrescentou o órgão. A confirmação foi feita pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, com base na análise de imagens da cidade obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres.

Flores da Cunha registrou danos em, pelo menos, 80 residências, com impacto para 2 mil moradores, sendo que 1 mil chegaram a ficaram sem energia elétrica.

Entre os estragos, está o destelhamento da Igreja da Comunidade, de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de uma escola e de diversos comércios na comunidade de Alfredo Chaves. Vinícolas e parreirais também foram afetados. No acumulado de um período de 12h, a cidade registrou um volume de 69,2 mm de chuva.

Por conta da situação, a prefeitura municipal e a Defesa Civil decretaram situação de emergência na cidade. Não houve o registro de feridos, segundo o prefeito César Ulian (PP).

“Flores da Cunha foi um dos locais mais atingidos pela passagem do ciclone. Tivemos danos significativos, mas, felizmente, não registramos feridos. Nossa prioridade agora é garantir a segurança de todos”, disse.

Fonte: RicMais

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais