Uma radical mudança de temperatura é esperada no Sul do Brasil entre essa quarta-feira(12) e amanhã quinta-feira (13). Uma massa de ar quente e seco será substituída por uma massa de ar frio, o que fará com que as temperaturas desabem em relação ao que vem se registrando nesta semana. A temperatura vai variar até 15ºC em algumas cidades de um dia para o outro no mesmo horário, saindo de uma condição que lembra o clima do auge do verão para uma situação típica de clima de outono.
A presença de uma área de Baixa Pressão atmosférica, um cavado meteorológico, ventos em alta altitude e a aproximação da frente fria que ajuda a canalizar umidade e gerar temporais fortes, acompanhados de granizo no sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná.
A mudança radical do tempo será promovida por uma frente fria que hoje começa a ingressar no Rio Grande do Sul com chuva no Sul e no Oeste. Esta frente vai avançar, então, para Norte e trazer a mudança do tempo para as demais regiões gaúchas, Santa Catarina e o Paraná amanhã e na sexta-feira (14).
A massa de ar frio que avança vai garantir uma sequência de dias de temperatura amena a agradável no Sul do país. O efeito desta massa de ar frio deve ser maior no Sul que no Norte gaúcho, uma vez que não se trata de incursão de ar frio de maior intensidade.
As mínimas no final da semana e no próximo fim de semana, devem ficar em torno de 10ºC e mesmo abaixo em alguns locais. As madrugadas mais frias nestas regiões devem ser as da sexta e do sábado. Para quem torce por temperatura mais baixa e está ansioso pelo inverno, a notícia é que os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que na próxima semana o frio estará presente durante os dias e à noite na maior parte das cidades do sul.
Esta incursão de ar frio da semana que vem pode trazer as primeiras ocorrências de geada do ano no Sul gaúcho, uma vez que apenas geou até agora em 2023 nas localidades de maior altitude entre o Norte gaúcho e o Paraná.
Informações do MetSul e ClimaTempo
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: