SIX garante para Deputado a segurança da barragem de São Mateus do Sul
1 de fevereiro de 2019
- Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura
Por Redação 97
Nesta quinta-feira (31/01) o Deputado Estadual eleito Emerson Bacil, publicou em sua Fan Page do Facebook o encontro que teve com o diretor da SIX de São Mateus do Sul – Emanuel Eduardo Paula de Medeiros, onde a pauta era a barragem da estatal no município.
De acordo com o deputado, é muito importante a garantia da barragem para o interesse da população. “Precisamos de informações precisas e discutir, mesmo com esta garantia exposta, com a população interessada essa situação”, afirma.
Confira à publicação:
A preocupação veio junto à tragédia de Brumadinho, que aconteceu na semana passada e fez o País chorar, a Superintendência de Industrialização do Xisto (SIX) – Petrobrás – garantiu a segurança do lago que acumula 1,5 milhão de metros cúbicos de água ante aos cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, no caso mineiro.
A construção desta barragem foi realizada com terra compactada, rocha e concreto, de acordo com a SIX. Ela tem 14 metros de altura (Brumadinho tinha 86 metros) e 378 metros de largura (de Brumadinho eram 720). Quem está acompanhando esta tratativa, em nível regional e estadual, é o deputado eleito Emerson Bacil.
No entendimento do parlamentar, é necessária uma audiência pública sobre o assunto e, também, ele levou ofício com pedidos de esclarecimentos pontuais. Ao solicitar este debate público, a princípio, a direção da empresa, depois de pedido do parlamentar, agendou uma reunião com Emerson Bacil e colaboradores. Nela, que durou cerca de três horas, o gerente geral da UN-SIX, Emanuel Eduardo Paula de Medeiros, detalhou dados e informações sobre a barragem. Também citou medidas de segurança tomadas e como são realizadas as inspeções periódicas, atestando não haver riscos na barragem, em desuso desde 1983.
O gerente disse que há um monitoramento tanto da estrutura quanto do local. Esse trabalho segue o protocolo e diretrizes da Agência Nacional de Águas (Ana) e demais órgão fiscalizadores. Para o deputado, tudo isto tem de ser transparente e a comunidade precisa acompanhar de forma mais minuciosa as informações sobre a barragem. Inclusive, propondo a redução da água acumulada, ou outras medidas que fomentem maior tranquilidade.
In loco, Emanuel Medeiros mostrou na barragem como funciona todo o sistema de monitoramento. Há um vertedouro livre, no caso de Brumadinho a saída era por drenagem interna. Também, quanto aos questionamentos relativos à operação e sistema de trabalho da SIX, a gerência irá responder ao ofício entregue com estas demanda oriundas da sociedade.
“Sabemos da grande importância e expoente que representa a Petrobrás para São Mateus do Sul, contudo, nosso trabalho será de fiscalizar e cuidar do bem-estar das pessoas, buscando sempre a preservação de vidas e meio ambiente. Disso a busca detalhada destas informações que, assim que respondidas, serão divulgadas publicamente para amplo conhecimento”, completa o deputado eleito.