É o sétimo ano consecutivo em que o Sesc Paraná desafia escritores paranaenses, ou que residam no estado, para inscreverem histórias direcionadas ao público infantil, no formato de contos. A proposta desta seleção é incentivar um novo olhar sobre os diversos elementos que formam a cultura do estado nas suas mais diversas manifestações. Interessados por se inscrever, no site da instituição, até 17 de abril.
Segundo a entidade, após o período de inscrição, os textos passarão pela análise de uma curadoria que selecionará dez deles. Os contos escolhidos serão ilustrados e farão parte da 7ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis – um livro que será impresso e tem previsão de lançamento durante a realização da 41ª Semana Literária Sesc Paraná e Feira do Livro, em setembro deste ano.
O edital para seleção de contos infantis compõe uma série de ações do Sesc PR para fomento à produção literária estadual, ao lado dos Laboratórios de Literatura e dos projetos desenvolvidos pela Rede Sesc de Bibliotecas do Sesc Paraná, do Arte da Palavra e da Semana Literária. Uma das características dos contos, um dos mais tradicionais gêneros literários, é serem curtos.
O Sesc ressalta o fato de escrever contos não ser particularidade exclusividade de escritores iniciantes, tão menos de voltados somente ao público infanto-juvenil. Prova disse é Clarice Lispector, Machado de Assis, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Marina Colasanti são contistas reconhecidos em todo o mundo. Num setor de dispões de muitos adeptos de leitura.
Inscrições: https://www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-de-contos-infantis-ineditos-para-coletanea-sesc-parana-2022/
Da redação com informações e imagem do Sesc PR