A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de lei que confere ao município de Antonina, no Litoral do Paraná, o título de Capital Nacional da Bala de Banana. Agora, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados.
Ao justificar a proposta, o senador Flávio Arns (PSB-PR) destacou a importância do produto para o desenvolvimento econômico e turístico de Antonina e região.
Para valorizar, realmente, a iniciativa das famílias e a história da produção de balas. É interessante até visitar as fábricas para ver o processo desenvolvido por estas famílias naqueles locais.
senador Flávio Arns.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) citou que nasceu no Litoral do Paraná e destacou que a bala de Antonina é a melhor do mundo.
A melhor bala do mundo está em Antonina. Eu morei em Antonina. Nasci em Paranaguá, mas passei minha infância em Antonina. Quero aqui registrar que não é só a bala, a cidade é linda. A cidade é incrível, de um povo trabalhador. Então, quem for ao Paraná, que conheça Antonina. Vale muito a pena.
senadora Damares Alves.
História
As famosas balas de banana tiveram início no município em meados dos anos 70. Percebendo a demanda de mercado e o potencial natural da região litorânea para o cultivo da banana, uma família antoniense começou o processo de produção de forma artesanal, desde o descasque da banana, até a etapa da embalagem das balas.
O sucesso do produto abriu novas perspectivas para outras famílias, que, de maneira semelhante, empreenderam iniciativas para produção artesanal e venda de balas de banana, o que gerou ainda mais possibilidades de emprego e renda para a população.
Com informações de Banda B.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: