A Secretaria de Saúde do Município confirmou nesta terça-feira (29), o primeiro caso de dengue em São Mateus do Sul.
Trata-se de um jovem morador da Vila Amaral que foi internado no fim de dezembro de 2018 com os sintomas.
O caso é considerado autóctone, já que o jovem não teria viajado à lugar algum no período em que contraiu o vírus.
Seguindo determinação da Regional de Saúde, será realizada na tarde desta terça-feira (29), a partir das 18h, a pulverização de inseticida para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A ação será nas ruas próximas a Cooperativa de Reciclagem São Mateus, local em foi encontrado o foco do mosquito, sendo elas:
– Rua Evaldo Gaensly;
– Rua Rodolfo Wolff;
– Rua Guilherme Kantor;
– Rua Paulino Vaz da Silva;
– Rua João Gabriel Martins;
– Rua David de Paula e Silva;
– Rua Dom Pedro II;
– Rua Alberto Schram;
A diretora da vigilância em saúde, Andressa Pontello Pedroni informa que os moradores devem sair de suas casas e aguardar 45 minutos para retornar. “Os animais de estimação também precisam ser retirados das residências, assim como todos os alimentos mantidos cobertos durante a aplicação do produto”, alerta.
Ao todo, cinco agentes de endemias percorrem toda a cidade realizando vistorias, procurando focos do mosquito e orientando a população sobre os cuidados de prevenção, mas é importante salientar que, o município precisa da colaboração de toda a população. “Sem esse apoio estaremos vulneráveis ao mosquito”, finaliza Andressa.
Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura