Uma parcela do Paraná está sob alerta amarelo para tempestade, indicando um perigo potencial de chuvas e ventos com até 60 km/h, para esta sexta-feira (20). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as principais regiões afetadas são: Região Metropolitana de Curitiba, Sudeste e Sudoeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense.
Fonte: INMET
Para essas regiões, incluindo o município de São Mateus do Sul, o aviso do INMET, publicado nesta sexta com início às 7h33 e válido até às 18h, alerta para chuvas entre 20 e 30mm, ventos intensos de até 60 km/h, com o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), durante a madrugada de hoje (20/12), um “corredor” de instabilidade se formou sobre o Paraná, sendo alimentado a partir do setor oeste do estado. Nesse corredor, chuvas intensas, acompanhadas de atividade elétrica (raios) e algumas rajadas de vento.
Fonte: Simepar
Ainda conforme o Simepar, nesta sexta-feira, o tempo continua instável no Paraná, com muita nebulosidade e chuvas. Em áreas isoladas, não se descartam temporais, mas espera-se que as chuvas estejam mais distribuídas, com muita nebulosidade no céu em todas as regiões do estado.
Essa sexta (20) será ainda de chuva para o são-mateuense, sendo a precipitação acumulada de 14.2 mm para hoje. Além disso, há previsão de chuva também para todo o final de semana. No sábado (21), a precipitação é de 3.7 mm e no domingo (22) de 2.9 mm.
Apesar das chuvas desta quinta e sexta-feira, o nível do rio Iguaçu em São Mateus do Sul não registrou aumento, pelo contrário, o nível diminuiu 10,4 centímetros. Na quinta-feira (19), o monitoramento hidrológico da Copel registrou o nível de 4,629m às 9h. Já nesta sexta (20), o nível marcou 4,525m no mesmo horário.
Com informações de Inmet e Simepar.