A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) dentro de uma ação nacional da Petrobras testou colaboradores frente ao novo vírus. Seria uma medida preventiva para detectar infecção com o Coronavírus e evitar que a doença se espalhe nos departamentos da empresa. Os testes iniciaram pelos profissionais das equipes de saúde e em locais de maior disseminação.
A SIX aplicou a modalidade de teste rápido, com abrangência ao número em torno de 300 colaboradores ligados aos trabalhos da unidade, e três teriam testado positivo para o Covid-19. Não houve notificação oficial, ainda, por conta da necessidade da análise de laboratório. No caso, a prefeitura não foi responsável por este procedimento, disso a não contabilização dos casos.
Se forem confirmados em laboratório, por exame do tipo PCR, os casos serão informados e entram na estatística oficial. Até então, ficam fora dos dados oficializados pelos departamentos públicos de saúde. Este é o protocolo que seguem as secretarias municipais e estaduais. Por enquanto, oficialmente São Mateus do Sul tem um caso de uma paciente de 47 anos que estava em Maringá, internada (http://p97.com.br/2020/05/sao-mateus-do-sul-e-sao-joao-do-triunfo-confirmam-casos-de-covid-19/)
Uma nota publicada nas redes sociais, sem confirmação de sua veracidade e nem a fonte, cita a existência destes três casos positivados em teste rápido. Todos seriam assintomáticos e, segundo esta publicação, em breve os dados ‘seriam oficializados’. Confirmando a tese apurada pela reportagem de que, conforme uma fonte, supostamente haveria esta confirmação prévia, mas passível do PCR.
Da redação com arte da prefeitura de São Mateus do Sul