A expedição Filhas do Paraná, organizada pelo grupo de mulheres motociclistas Filhas do Vento e da Liberdade com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Paraná Turismo, Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Esporte e da E-Paraná Comunicação, chegou na quarta-feira (27) a São Mateus do Sul. E na manhã desta quinta-feira (28), participou de alguns eventos.
O projeto teve início no dia 14 de outubro, no Palácio Iguaçu. Ao todo, a expedição percorrerá 40 cidades, que fazem divisa com São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e na fronteira com Argentina e Paraguai, totalizando mais de 2,5 mil quilômetros. Em cada cidade, as motociclistas plantam mudas de árvores de Manacás-Rosa, em parceria com as prefeituras, e em São Mateus do Sul não foi diferente, o grupo juntamente com o vice prefeito Adão Staniszewski, plantaram a muda ao lado do letreiro “Eu amo São Mateus do Sul”, na Rua do Mathe.

Para chegar até a praça, o grupo anteriormente fez uma “motorreata” pela Avenida Ozy Mendonça de Lima, chamando a atenção para o tema Outubro Rosa. “O tema da ação é o Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. Mas, além disso, a expedição promove o mototurismo em território paranaense, divulgando as atrações turísticas dos municípios. Somos o primeiro grupo de mulheres que faz uma expedição de motos pelo Paraná, estamos muito felizes por levar essa campanha e mostrar que a mulher pode ser quem ela quiser ser, e pode estar onde ela quiser estar”, disse a idealizadora do grupo Tema Crummenauer.
Em São Mateus do Sul o grupo de mulheres recebeu apoio da Prefeitura, ACIASMS, Conselho da Mulher Empresária, Rede Feminina de Combate ao Câncer, CDL, Feira Gastronômica, Sadas Hotel e Casa de Carnes Angelita. A próxima parada do grupo é o município da Lapa. O final da expedição Filhas do Paraná está previsto para dia 30 de outubro na frente do Palácio Iguaçu, mesmo local de partida.
Da redação Cultura Sul