“Faça chuva ou faça sol, um Mate é sempre uma ótima opção!”, destaca o convite. O início é a partir das 9h deste domingo (02/02) no chimarródromo do município, região central e elencada ao ambiente ervateiro e cultural. São Mateus do Sul figura como um dos maiores produtores da Erva-mate em folhas extraída de ambientes florestais (sombreada – mata nativa) e tem a 1ª Identificação Geográfica (IG) da Erva-mate no Brasil concedida para a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe).
Marcio Luis Staniszewski é um dos organizadores e cita a criação do grupo de promoção chamado de ‘Roda de Mathe’, dentro da IG-Mathe. Para ele, o foco é reunir todas as pessoas, usando o chimarródromo, junto à Igreja Matriz e Rua do Mathe. “Rever os amigos”, destaca. Falar sobre Erva-mate, a história, a cultura e o próprio espaço existente, tendo o cuidado com esse local e exercendo a cidadania e bem-estar de convivência social.
Nesse contexto, parceria com a prefeitura e arborização da cidade com mudas de Erva-mate, na Terra da Erva-mate, título concedido para São Mateus do Sul. Sobre a Roda do Mathe, cita conversas produtivas e troca de experiências. “Essa Roda só vai aumentar”, frisa. Reforçando a importância do uso desse espaço do chimarródromo e Rua do Mathe, inclusive entrando à frente no calendário municipal de eventos, para marcar território e fixar data.
João Carlos Zampier também está na organização da Roda de Mathe. “Reunir os amigos e trazer as pessoas da sociedade”, afirma. Componente da IG-Mathe, assim como Marcio, ele reforça a importância dessa identidade municipal. “Cultura não é só tomar o chimarrão”, reforça. Disso a ideia de fazer a promoção do Mate, com chás e outros produtos, levando essa amplitude para as escolas, para a sociedade de forma geral.
Curitiba, capital paranaense, tem feito Rodas de Mathe e isso inspirou a organização em São Mateus do Sul. A iniciativa visa manter data fixa para o evento, todo primeiro domingo do mês é o que os organizadores estipulam. Desde compartilhar uma Erva-mate diferente “para experimentar juntos”, até outros assuntos relativos ao setor perfazem as conversas, em meio ao chimarrão e aos amigos presentes. Fortalecendo a identidade do Mate no município.
Com informações e imagem/divulgação Roda de Mathe/IG-Mthe.
Reprodução Portal História da erva-mate