São Mateus do Sul e Antonio Olinto lideram o pódio na Copa Guarda Mirim de Bandas e Fanfarras em Irati
13 de julho de 2023
- Atualizado há 7 meses atrás
5 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: Arquivo Pessoal
No último sábado, 8, se realizou a Copa Guarda Mirim de Bandas e Fanfarras na cidade de Irati que contou com a participação da Fanfarra Infantil Nelson Nascimento, da Escola Municipal Nelson Nascimento, de São Mateus do Sul, cujo grupo venceu em 1° lugar em quatro categorias; e da Fanfarra Municipal de Antonio Olinto, que ficaram em 2° lugar.
Segundo o Marcos Padilha, professor da escola mencionada e maestro de ambos os grupos, a Fanfarra Infantil Nelson Nascimento estava desativada e voltou as suas atividades após cinco anos de pausa. Atualmente, o grupo é composto por integrantes de até 12 anos de idade da própria instituição de ensino. Além disso, o grupo teve somente quatro meses de ensaio até a competição de onde saíram vencedores.
O projeto de fanfarra na escola municipal foi iniciado nas aulas de arte com o próprio professor Marcos Padilha, com o objetivo de “dar oportunidade para os alunos terem acesso à música, além de despertar talentos e utilizar a música como um instrumento pedagógico e social, sem contar os outros benefícios que a música proporciona”, conta ele.
A equipe de Fanfarra Infantil Nelson Nascimento conquistou os troféus nas seguintes categorias:
1° Lugar Musical Categoria Percussão Sinfônica;
1° Lugar Mor de Comando;
1° Lugar Baliza;
1° Lugar Pelotão de Bandeiras.
Marcos Padilha agradeceu a toda a equipe de professores, funcionários, estagiários e pais, os quais, de acordo com o professor, são muito comprometidos com a fanfarra. Além disso, agradeceu também a prefeitura e a secretaria de educação municipal de São Mateus do Sul.
Antonio Olinto
Mas não foi apenas São Mateus do Sul que faturou o pódio na competição, Antonio Olinto também representou na competição e conquistou o 2° lugar. A Fanfarra Municipal de Antonio Olinto, que também estava desativada, reativou suas atividades depois de três anos. Porém, mesmo com pouco tempo de ensaio, que aconteciam aos sábados somente, e com pouco repertório, a equipe de Antonio Olinto ficou em segundo lugar na categoria de percussão e de lira.
Diferentemente de outros grupos, a fanfarra do município de Antonio Olinto é a única composta por pais e filhos, cujas idades estão entre os 6 anos até os 45. O maestro destaca ainda que a corporação é aberta a toda comunidade atualmente.
Por fim, Marcos Padilha agradece também a prefeitura e secretaria de educação local e aos pais dos integrantes que são, segundo ele, “incansáveis para auxiliar”.
Da redação do Portal Cultura Sul.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: