São Mateus do Sul, com Emater, lança projeto de hortifruticultura
22 de maio de 2019
- Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura
Por Redação 97
O Centro da Juventude de São Mateus do Sul recebeu
agricultores, empresários e autoridades para oficializar o trabalho com olericultura
e frutas. O espaço ficou lotado para apreciar o lançamento do Projeto
Hortifruti (HF) no município. São 74 instituições parceiras da iniciativa em
todo o Vale do Iguaçu, envolvendo, de início, em torno de 80 produtores
sãomateuenses.
“Tem famílias triplicando sua renda per capta”,
destaca o coordenador do HF na Emater, José Eustáquio Pereira. O engenheiro
agrônomo atua no escritório regional e levou sua experiência aos presentes
nesta terça-feira (21/05) no Centro da Juventude. A perspectiva é de que de
quatro a seis meses as gôndolas de mercados estejam abastecidas com produção
local.
Os dados oficiais, apontados por estimadas de acordo com
Eustáquio, são de R$ 117 milhões ao ano de valores econômicos movimentados no
município, somente com frutas e verduras. Esta tratativa vem ganhando força num
trabalho regional, com mais de dez anos de fomento. O HF se tornou uma marca
com referência para a região Sul do Paraná.
A implantação visa 1º planejar a produção. A partir da
demanda apontada, a Emater e a secretaria de Agricultura conseguem pontuar o
que deve ser produzido para abastecer o mercado local. Numa segunda fase, os
empresários são o alvo, 1º para apontar a importância do projeto HF, e depois
para estratificar o consumo e o que precisa ser produzido.
Todos devidamente cadastrados. Produtores interessados e
mercadistas que desejam comprar. O grande detalhe é de facilitar a logística e
oferecer produtos mais frescos e com melhor qualidade ao consumidor. Ao passo
que, por reduzir o deslocamento deixa o preço mais baixo. O agricultor acaba
sendo beneficiado por ter esse trânsito facilitado com o mercadista.
Isso porque, numa 3ª fase, o projeto HF envolve uma rodada
de negócios. Se expõe o que é possível produzir, colocando à disposição dos
empresários, que aproveitam a oportunidade para entender o que é possível
produzir e estabelecer vínculo para comprar esta produção. Isso evita o
deslocamento até um centro de abastecimento e gera melhor renda ao produtor.
“Vem preencher uma lacuna”, salienta o secretário de
Agricultura de São Mateus do Sul, Hélio Sakurai. A estrutura organizada tem
acompanhamento técnico, desde a muda, e acesso ao crédito até o vínculo com o
mercado. “Conseguimos, com apoio da total da Emater, estruturar o projeto”,
explica. Sobretudo, dando opção de atividade rentável ao agricultor.
“Em seis meses, oitos meses, estaremos produzindo
alimentos saudáveis para toda a população de São Mateus do Sul”, prevê o
secretário. Segundo ele, 90% da oferta de hortifruti é comprada fora do
município. “Já não é um alimento tão fresco”, acrescenta. E sustenta
a redução de preço, por não ter agregado ao produto o valor do frete.
Interessados em vender tem até o final do mês para fazer a
inscrição na secretaria de Agricultura. Está previsto, para o dia 11 junho, o
balcão de negócios. De um lado o produtor expõe o que produz e de outro o
empresário aponta o que precisa para atender o cliente final. Desta relação se
constitui a parceria comercial, garantido renda no campo e produto fresco no
mercado.
A fórmula tem se mostrado eficiente em toda a região da
Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). De 2017 para cá a
proposta tem sido debatida regionalmente e criado a janela de mercado. Opção de
venda para aos agricultores e os mercadistas a observância do parceiro
comercial mais próximo. Onde está presente leva consigo a marca HF.
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