Segundo nota do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês de fevereiro terminou com chuvas acima das médias históricas em boa parte do Paraná. Destaque para as regiões oeste, noroeste e norte paranaense, cujos setores as anomalias de precipitação (diferença entre o observado e a média histórica) foi superior aos 100 mm.

Março marca a mudança de estação do ano, o início do outono, o qual deve ser de chuvas, como diria Elis Regina, “são as águas de março fechando o verão”. Durante o mês, para a Região Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas próximas e ligeiramente acima da média, com volumes que podem ultrapassar os 140 mm sobre a parte costeira do Paraná e Santa Catarina.
Hoje, quinta-feira (02), a temperatura não passa dos 28°C, o céu deve continuar nublado e a previsão é de chuva durante a tarde e a noite. Inclusive, o Inmet publicou um aviso nesta quinta-feira, emitindo um alerta amarelo de perigo potencial de tempestades para todo o Paraná. Segundo o órgão, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
De acordo com o Simepar, a sexta-feira (03) deve ser de sol encoberto por nuvens e possibilidade de chuva, sobretudo à noite, onde se espera pancadas isoladas. A temperatura fica entre 17°C e 27°C.
No sábado (04) e no domingo (05), a previsão é de céu nublado e pancadas de chuvas o dia todo, cuja temperatura não deve passar dos 26°C no fim de semana.
Da redação com informações de Simepar e INMET.