Davi Rinaldo Gurski, de 63 anos, morava com seu irmão na Colônia Uma – região próxima a Rio Claro do Sul – interior de Mallet. Na quinta-feira (01/09) receberam a visita de supostos compradores de gado. No dia seguinte, logo no início da manhã, os indivíduos voltaram à propriedade e praticaram o assassinato, roubaram dinheiro, dois dos cinco elementos foram mortos, um fugiu e dois presos.
A ocorrência demonstra um alto grau de agressividade com interesse em roubar os agricultores que detinham boa quantidade de dinheiro na propriedade. Os moradores foram amordaçados, agredidos e um deles citou a localização da grana em espécie. Davi Gurski foi encontrado, mais tarde, amarrado e sem vida, o irmão escapou dos bandidos e conseguiu pedir ajuda na vizinhança, mesmo ferido.
Um Uno de cor branca, depois achado abandonado pela Polícia Militar (PM) em operação na região, chegou na propriedade para negociar gado com cinco elementos mal intencionados e com o plano de roubo a ser executado. O suposto comércio teria iniciado no dia anterior e, na nova tentativa, o bando anunciou o assalto e passou em agredir os dois irmãos até um deles indicar o local do dinheiro.
Enquanto Davi ficou amarrado no paiol da propriedade, o outro irmão seguiu até a residência para mostrar o local onde estaria o dinheiro, conseguindo, no descuido dos bandidos, escapar mesmo ferido, e pediu ajuda por intermédio de um vizinho. Ele acionou uma pessoa da família que mora na cidade, enquanto os assaltantes pegaram alguns objetos e o dinheiro e fugiram dali no veículo.
A partir das informações repassadas, o 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de União da Vitória montou uma operação envolvendo policiais de toda a região. Se intensificou a busca pelo Uno, encontrado abandonado em uma estrada da região. Em seguida, as equipes se deslocaram até a BR-476, região de Paulo Frontin Km 311, onde verificaram imagens de câmeras de segurança.
As gravações levaram a suspeita de terem saído do Uno cinco indivíduos, rumo à mata, com as características dos envolvidos no latrocínio, roubo seguido de morte. Numa varredura no local, o bando foi avistado e dado voz de abordagem aos mesmos. Os elementos fugiram em direção ao mato e poucos metros depois um eles foi detido com R$ 1 mil, confessando participação, segundo a PM, no crime.
O criminoso teria citado ter sido esse o seu primeiro crime e negou saber a identificação dos demais envolvidos. O cerco foi ampliando com reforço policial, tendo nova tentativa de abordagem e disparo por parte de dois bandidos em direção aos policiais que revidaram e os assaltantes sendo atingidos e mortos. Houve tentativa de socorro aos mesmos, mas sem sucesso.
Com a dupla morta no confronto após atirarem contra os policiais, estavam duas armas de fogo e R$ 11.640,00. Enquanto outros dois bandidos fugiram, um deles sendo preso logo depois numa residência na região de Fluviópolis. Um assaltante que teria o apelido de Índio segue sendo procurado pela PM na região. Informações podem ser repassadas para a polícia sobre seu paradeiro, na operação que segue.
Davi Gurski foi vítima desse latrocínio e teve o início do seu velório, com comoção e indignação no município de Mallet, na sexta-feira (02/09) com sepultamento a ser feito neste sábado (03/09) em Rio Claro do Sul. Não há detalhes sobre a forma que o agricultor morreu, apenas que estava amarrado e sem vida quando os policiais chegaram na propriedade. Enquanto a região lamenta os fatos e agressividade.
Da redação com informações e imagem da PM